domingo, 4 de outubro de 2015

INTERVALO DE JOGOS - Jabaquara vence Olímpia, Assisense não sai do 0x0 ante o Taboão

Cláudio Messias*

Continua tudo aberto na disputa pela segunda vaga do Grupo 5 da Segundona 2015. Nessa manhã de domingo as redes já balançaram em dois dos 5 jogos realizados pela vigésima quinta rodada. Em Santos, o Jabaquara continua a quebrar paradigmas e enfia 1x0 no Olímpia, gol assinalado aos 15 minutos iniciais por Avatar. Em confronto válido pelo Grupo 4 o Noroeste faz 2x1 no Manthiqueira e acirra igualmente a briga por vaga naquela chave. Todos os jogos no intervalo. 

Resultados, no momento, lançados pelo placar online da Federação Paulista de Futebol. Novamente a rádio Cultura AM não está transmitindo o jogo no Tonicão, onde o Atlético Assisense está recebendo o Taboão da Serra. Com o placar em Santos (derrota parcial do Olímpia), o time de Assis, com uma vitória hoje, aumenta suas probabilidades, mínimas, de classificação. Tem, contudo, que vencer, e, preferencialmente, por placar elástico.

O placar momentâneo, no Tonicão (0x0), está sendo motivo para festa em São Carlos, já que o time daquela cidade só não garante vaga na Série A-3 de 2016 se o Taboão sair de Assis vencedor.

Drama maior e, talvez, pior vive o Grêmio Prudente, derrotado, ontem, em pleno Prudentão, pelo líder São Carlos. O time prudentino está despencando para a vice-lanterna do Grupo 5, estacionando nos 7 pontos. Eventual vitória do Atlético Assisense reduz para apenas 2 pontos a diferença de pontuação entre as duas agremiações, que enfrentam-se no Tonicão daqui a duas semanas. Grêmio Prudente, no momento,  está a 4 pontos do G-2 e só não vê sua situação piorar porque o Olímpia, vice-líder, perde para o Jabaquara.

De todas as equipes fora do G-2 o Taboão da Serra é a que mais pode planejar a briga direta pela segunda vaga do grupo. Está somando 9 pontos, dois a menos que o Olímpia, e na próxima rodada recebe, em casa, o já classificado São Carlos, enquanto o Olímpia receberá o Atlético Assisense. Nesse cruzamento de resultados, Taboão podendo assumir a vice-liderança já na vigésima sexta rodada.

Para os planos do Atlético Assisense os próximos 45 minutos, na etapa complementar, são decisivos. Se fizer um ou mais gols e somar 3 pontos, reacende a esperança de classificação. Mas, se tomar gol ou somar mais um empate (em 6 rodadas da Segunda Fase o time tem dois empates e nenhuma vitória), despede-se matematicamente do campeonato, passando a apenas cumprir tabela nas três últimas rodadas.

Vitória hoje, é bom que se ressalte, coloca o time de Assis no confronto direto, domingo que vem, contra o Olímpia, vice-líder. Falcão do Vale dependendo, sim, de um milagre, mas com duas vitórias voltaria ao páreo. A 'secagem' dos comandados de Carlos Alberto Seixas é por tropeços daqueles que estão na frente, a começar por Olímpia, hoje, mas igualmente torcendo contra o Taboão, na rodada que vem e, igualmente, o Jabaquara.

Na aritmética da classificação, Atlético Assisense tendo que vencer os 4 jogos restantes, ao passo em que os demais concorrentes, além do São Carlos, já classificados, tendo de empatar seus confrontos.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.


Nenhum comentário :