domingo, 13 de setembro de 2015

FIM DE JOGO - Olímpia perde em casa e embola classificação do Grupo 5

Cláudio Messias*

Faltando uma rodada para o encerramento do primeiro turno da Segunda Fase da Segundona 2015 o cenário do Grupo 5 é de total indefinição. Nessa manhã de domingo o Olímpia confirmou não ser mais aquele embalado time da Primeira Fase e sofreu a primeira derrota jogando em seus domínios nesse campeonato. Mérito do Taboão da Serra, que chegou a 5 pontos, passou o Grêmio Prudente e encostou no G-2 da chave.

O gol do Taboão foi marcado aos 33 minutos iniciais, com Fernando Gaúcho. De penúltimo colocado no Grupo 5 o time da Grande São Paulo subiu para a terceira colocação. Cola no próprio Olímpia, que soma 7 pontos, e aguarda o confronto Jabaquara x São Carlos, que seria realizado nesse sábado, no estádio Espanha, em Santos, mas foi adiado para amanhã, devido à forte chuva que caiu na Baixada Santista.

De acordo com a transmissão da rádio Espaço Livre FM, de Olímpia, o resultado Olímpia 0x1 Taboão não correspondeu à realidade do jogo. O gol dos visitantes teria saído na única oportunidade criada, em lance incidental. É fato, apenas, que o Olímpia perdeu fôlego e já não convenceu na vitória conquistada em Assis, domingo passado, quando aproveitou-se de igual circunstância, marcando gol na chance que apareceu.

O resultado em Olímpia favorece diretamente o Atlético Assisense. Em postagem feita ontem o blogueiro apontou o empate como placar mais interessante, partindo da premissa de que dificilmente o Taboão venceria os donos da casa. Esse, por sinal, seria o resultado mais interessante, pois, apesar de colocar o Taboão na briga, pararia definitivamente o Olímpia, segundo colocado da chave. Sem pontuar, o Olímpia continua a 5 pontos do time de Assis e tende a continuar encontrando barreiras na trajetória rumo à Série A-3.

O primeiro obstáculo do Olímpia vem já na próxima rodada. O atual vice-líder visita o São Carlos, no confronto direto mais interessante do primeiro turno. Ao Atlético Assisense compete torcer pela disparada do São Carlos, emergindo o Olímpia em uma crise que certamente ecoaria no returno. Caso cumpra seu dever de casa sobre o Jabaquara, domingo, o Falcão do Vale pode reduzir para apenas 2 pontos a distância em relação ao G-2, desde que haja empate no confronto Taboão x Grêmio Prudente.

A missão do Atlético Assisense é árdua e depende, agora, de secar os adversários que estão melhor classificados. Ao menos nesse aspecto tem dado certo, com a queda de favoritismo antes lançada sobre Olímpia e Grêmio Prudente. O time comandado por Carlos Alberto Seixas dá sinais de ter estancado as falhas que levaram à fatídica derrota, em casa, para o São Carlos, na estreia. Daí a importância de vencer, e bem, o Jabaquara, que hoje soma os mesmos 2 pontos na classificação e ainda enfrenta, amanhã, o São Carlos.

Que fase! - Pau que bate em Chico tem doído em Francisco na Segundona 2015. Se no Grupo 5 os favoritos Olímpia e Grêmio Prudente já não têm mais como certificar o projeto de subir para a Série A-3, no Grupo 4 o cenário não é muito diferente. Nessa manhã de domingo a Inter de Bebedouro também foi surpreendido jogando em seus domínios. Perdeu, em pleno estádio Sócrates Stacato, para o Manthiqueira, pelo mesmo placar de 1x0.

Com a derrota a Inter sai mais no prejuízo do que o Olímpia. Cai para terceiro no Grupo 5, ou seja, sai da zona de classificação para a Série A-3. Iguala nos mesmos 7 pontos do Fernandópolis, mas perde no critério saldo de gols-gols marcados. Bom para o São Bernardo, o único dos 4 favoritos da Primeira Fase que lidera sua chave e caminha firme para o acesso.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECa-USP.

Nenhum comentário :