sábado, 1 de agosto de 2015

SEGUNDONA BRAVA - Noroeste goleia, lidera e, melhor, classifica com antecedência

Cláudio Messias*

Por mais um ano o Grêmio Prudente começou bem a disputa da Segundona, viu perto o sonho de solidez no projeto de avançar para a Série A-3, mas acabou ultrapassado na reta final. Faltando duas rodadas para o encerramento da Primeira Fase da temporada 2015, o time prudentino vê o Noroeste, de Bauru, comemorar primeiro a classificação para a segunda e decisiva fase do certame. Pior, o time prudentino continua questionado pela crônica esportiva quanto a sua suficiência para sustentar o projeto de ser um dos 4 clubes que em 2016 estarão na Série A-3.

O Noroeste abrilhantou a festa de comemoração do aniversário de Bauru, nessa manhã de sábado. Depois de um primeiro tempo apático, com um 'magro' 1x0 sobre o eliminado José Bonifácio, o time da casa tornou-se, literalmente, a maquininha de fazer gols na etapa complementar. Fez 8x0 no visitante, ampliou o fator saldo de gols, que pode ser utilizado para desempate ao final da Primeira Fase, e já anunciou o planejamento para a próxima fase. Quatro reforços já estão na cidade, integrados ao elenco, ou seja, ganhando ritmo para, daqui a três semanas, somar no projeto de acesso à A-3.

Os gols do Norusca foram assinalados por Makelelê (2), Lucas Tide, Igor (3), Rafael Pontoli e Thiago Cardim. Time de Bauru chegando aos 32 pontos, com 10 vitórias. Agora, antes da realização do jogo Grêmio Prudente x Vocem (16h00, em Presidente Prudente), o time de Bauru pode, matematicamente, ser alcançado em pontos por Vocem e Fernandópolis, que dividem a quarta colocação do Grupo 1, mas é favorecido pelo fato de ter, nessa condição, uma vitória a mais. Vocem e Fernandópolis, hoje, têm 7 vitórias no total, mas o Fefecê já jogou ontem e, assim, por mais que vença os dois últimos confrontos, totalizaria 9 resultados positivos, um a menos que o Norusca.

Afora esses elementos matemáticos a vida do Noroeste está totalmente fácil faltando duas rodadas para o término da Primeira Fase. Já classificada, a maquininha vai a Osvaldo Cruz, na próxima rodada, para ampliar o fator saldo de gols (mesmo Osvaldo Cruz que ontem sofreu mais uma goleada ante ao Fernandópolis: 9x0). Depois, encerra a Primeira Fase recebendo o Tanabi, que apesar de ter chances matemáticas nesse momento, tende a chegar à última rodada já eliminado (um empate com o Atlético Assisense, amanhã, no Tonicão, já desclassifica o Tanabi).

De 30 agremiações em disputa na Segundona 2015 o Noroeste é a segunda a garantir vaga na Segunda Fase. Na rodada passada o São Bernardo carimbou passagem para a próxima fase, no Grupo 3. Hoje à tarde, uma vitória sobre o Vocem classifica, também, o Grêmio Prudente, que retomaria a liderança isolada do Grupo 1. O Atlético Assisense, com 27 pontos atuais, depende, ainda, de uma vitória e um empate, ou seja, 4 pontos em 9 a serem disputados, para não passar sufoco na última rodada e sofrer com o pesadelo de cruzamento de resultados.

Após a goleada, em entrevista à rádio 87,9FM, de Bauru, o técnico João Martins confirmou que a parceria com a Ferroviária, de Araraquara, permitiu a inclusão de 4 reforços no elenco atual do Noroeste. Três já estão treinando e o outro, considerado principal, chega no decorrer da próxima semana. Trata-se do meia-atacante Sávio, que ano passado defendeu o Atlético Paranaense e que foi devolvido ao clube de Araraquara. Tinha propostas para ser novamente emprestado para atuar nas Séries D e C do Brasileirão, além do próprio Atlético Paranaense, mas optou por permanecer, ao menos no segundo semestre de 2015, no interior de São Paulo, mais próximo de familiares.

Não basta, portanto, haver projetos quadrados, vivendo o hoje na Segundona. Clube que quer chegar à Série A-3, ou seja, efetivar o profissionalismo, tem de engrenar ações, de maneira a não ser surpreendido pelo fim de prazos para inscrição de jogadores e, principalmente, verbalizar acordo com reforços antes de ter de contentar-se com sobras.

Crédito - As informações relacionadas aos bastidores de Noroeste 8x0 José Bonifácio são resultado de sintonia, pelo blogueiro, da rádio 87,9FM, de Bauru.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :