sábado, 1 de agosto de 2015

RETROSPECTO - Atlético Assisense defende invencibilidade diante do Tanabi

Cláudio Messias*

Naquilo que depender da história recente o Atlético Assisense entra como favorito, nessa manhã de domingo, para enfrentar o Tanabi no estádio Tonicão. Trata-se de uma das maiores rivalidades das divisões intermediárias do Campeonato Paulista, envolvendo duas cidades que travaram verdadeiras guerras campais a partir da década de 1980.

Desde que começou a ser disputada, em substituição às antigas séries B-2 e B-1, a Segunda Divisão registra cinco confrontos entre Atlético Assisense e Tanabi. Vantagem absoluta do Falcão do Vale, que venceu quatro vezes. Duas dessas vitórias ocorreram em pleno estádio Alberto Victolo, casa do Tanabi.

Vale ressaltar que nos anos de combate direto com o rival o Atlético Assisense atravessava suas mais cruéis fases de falta de apoio da cidade de Assis. Soube, contudo, honrar a tradição do futebol da cidade e defendê-la. As temporadas mencionadas são 2009 e 2011.

Só para se ter uma ideia, em 2011 o Atlético Assisense venceu o Tanabi duas vezes, em casa e nos domínios do adversário. Placar de 2x1 em Tanabi e 1x0 no Tonicão. Naquela temporada o Falcão do Vale despediu-se do campeonato na última colocação, com 7 pontos, atrás do próprio Tanabi, que totalizou 11 pontos. Time de Assis com 3 vitórias em 12 jogos, duas delas diante do Tanabi.

Em 2009, mais uma campanha irregular do Atlético Assisense na Segundona. Porém, mais uma vez, honra às cores da cidade diante do arquirrival Tanabi. Vitória por 2x0 no primeiro turno e empate de 2x2 na casa do adversário. Temporada difícil, com o Falcão do Vale padecendo de goleadas humilhantes, como os 7x0, em pleno Tonicão, na estreia, contra o Tupã,6x1 para o Fernandópolis, fora, e 5x1 para o Atlético Araçatuba. Atlético Assisense penúltimo colocado na ocasião, com 8 pontos, novamente atrás do Tanabi, que totalizou 11 pontos. Time de Assis com somente 2 vitórias em 14 jogos, uma delas sobre o rival desse domingo.

A vitória mais recente do Atlético Assisense sobre o rival ocorreu no primeiro turno da temporada 2015. Dia 31 de maio passado o Falcão do Vale fez 1x0, no estádio Alberto Victolo. Vitória especial aquela, uma vez que o time de Assis vinha de três derrotas consecutivas para Osvaldo Cruz (0x2), Fernandópolis (2x1) e Grêmio Prudente (0x1), duas delas dentro do Tonicão. A partir de então, a reabilitação levou o Falcão do Vale a uma sequência de resultados que deu-lhe a vice-liderança do Grupo 1.

Hoje, o time de Assis é o terceiro melhor da chave, enquanto o Tanabi é o sétimo. Falcão do Vale com o dobro de vitórias na comparação com o rival de hoje: 8 a 4. Assis a quatro pontos da classificação para a Segunda Fase, Tanabi a uma milagrosa combinação de resultados, a começar por vitória nesse domingo, no Tonicão, para avançar.

Motivos de sobra, mais uma vez, para o torcedor de Assis criar coragem, aproveitar a beleza das manhãs ensolaradas de domingo de inverno, ir ao estádio com a família e prestigiar um clube que honra as cores da bandeira da cidade há 12 anos. Atlético Assisense, hoje, caso mantenha a lógica histórica, pode chegar aos 30 pontos e garantir virtualmente a vaga na Segunda Fase, mérito que conquista há três anos consecutivos.

Cada ingresso adquirido representa uma forma direta de ajuda ao Atlético Assisense. Essa que já é a melhor campanha do Falcão do Vale na Segundona, desde 2007, pode ficar ainda melhor. Compete a cada um acreditar.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :