sábado, 1 de agosto de 2015

FIM DE JOGO - Empate no Prudentão classifica Grêmio e mantém Vocem no G-4

Cláudio Messias*

Passaram-se três dos quatro resultados mais esperados no Grupo 1 da Segundona 2015. Depois das goleadas Fernandópolis 9x0 Osvaldo Cruz, ontem à noite, e de Noroeste 8x0 José Bonifácio, nessa manhã de sábado, o estádio Prudentão recebeu o confronto mais importante da décima sexta rodada. Terminou há pouco Grêmio Prudente 1x1 Vocem. Agora, fica faltando somente o confronto Atlético Assisense x Tanabi, que duelam amanhã pela manhã no estádio Tonicão, em Assis.

O empate em Presidente Prudente, nesse fim de tarde de sábado, classificou o Grêmio Prudente e manteve o Vocem no G-4. De um lado, o time mandante perde a liderança da chave para o Noroeste e vê ficar a remota a possibilidade, faltando duas rodadas para o desfecho da Primeira Fase, de voltar a ocupar a ponta, mas, de outro, a classificação fica matematicamente garantida, uma vez que nem Vocem nem Fernandópolis conseguem superá-lo na disputa dos 6 pontos finais.

Para o Vocem o empate pode ser considerado bom resultado por mantê-lo no G-4, um ponto à frente do Fernandópolis. Depende, ainda, de uma vitória no derby contra o Atlético Assisense, na semana que vem, para poder encerrar a Primeira Fase jogando com a vantagem de um empate no confronto direto com o Fernandópolis, no Tonicão.

Para o Atlético Assisense esse empate em Presidente Prudente significou manter a terceira colocação no Grupo 1. A equipe joga, amanhã, para garantir virtualmente a classificação para a Segunda Fase, uma vez que chegaria a 30 pontos, ou seja, quatro a mais em comparação com o quinto colocado Fernandópolis e faltando dois jogos para encerrar o returno. Restaria, confirmando os prognósticos do blogueiro, feitos há duas semanas, mais um ponto, ou seja, um empate para confirmar presença na Segunda Fase à base do sufoco, cruzando resultados na última rodada. Com dois empates nos demais confrontos a classificação independeria dos desempenhos de Vocem e Fernandópolis.

Quem continua a respirar por aparelhos é o América, que entra em campo amanhã para fazer 3 pontos, em casa, ante ao Bandeirante e, assim, chegar aos 23 pontos. Com esse resultado, o time de Rio Preto vai para a penúltima rodada, semana que vem, em confronto direto com o Fernandópolis e torcendo principalmente por tropeço do Vocem no derby com o Atlético Assisense, de maneira a igualar os 26 pontos do Fefecê, ficar a um ponto do Vocem e ir para a última rodada, contra o Atlético Assisense, na esperança de somar 29 pontos no total e, assim, contar o fator número de vitórias para, em cruzamento matemático complexo, ficar com a quarta vaga do Grupo 1. Depende, pois, de um milagre e tiraria o Fernandópolis da briga.

Despedida? - No encerramento da jornada esportiva da rádio Comercial 1160 AM o técnico Geraldo Meira confidenciou, em entrevista ao competente repórter Cid Gomes, que entenderia uma decisão da diretoria do Grêmio Prudente por mudança no comando técnico da equipe. Meira tem o trabalho contestado por não ter conseguido manter o ritmo de produção de seu antecessor Tupãzinho, hoje técnico do Vocem.

Geraldo Meira amargou, nesse sábado, duas circunstâncias constrangedoras. A primeira delas foi a vaia com que seu time saiu para os vestiários no intervalo de jogo, quando o Grêmio perdia por 1x0. A outra constrangedora situação foi o brado coletivo, saído das arquibancadas, ovacionando o técnico Tupãzinho, que nas narrativas da Comercial AM chegou a dar autógrafos a torcedores prudentinos.

Ontem, durante a transmissão do jogo Fernandópolis 9x0 Osvaldo Cruz, a equipe de esportes da rádio Difusora afirmou, com o que dizia ser 'exclusividade', que havia informação de fonte fidedigna de que em eventual resultado, hoje, em Prudente, que não fosse a vitória sobre o Vocem, toda a comissão técnica do time seria demitida. Tal ordem, pasmem, teria partido do prefeito de Presidente Prudente, que por ironia recebe o codinome de Tupã.

Crédito - O blogueiro acompanhou a abertura da jornada e toda a cobertura de Grêmio Prudente 1x1 Vocem na completa transmissão online da rádio Comercial 1160 AM, de Presidente Prudente. Narração de Luciano Sanches, reportagens de Cid Gomes e comentários de Ivan Alves. Supervisão geral do competente Gésner Dias.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :