sábado, 22 de agosto de 2015

FIM DE JOGO - Olímpia enfia 2x0 no Grêmio Prudente, Noroeste perde em casa

Cláudio Messias*

Chegou o momento em que prevalece a retórica de quem tem mais garrafas vazias para vender, na Segundona 2015. São apenas 10 jogos para decidir, agora, quem serão os dois clubes que avançarão, por grupo, para a Série A-3 de 2016. Hoje, Olímpia e São Bernardo confirmaram os por quês que os levam à condição de melhores times do campeonato passadas 19 rodadas.

A maior surpresa da tarde foi protagonizada por Grêmio Prudente e Olímpia no estádio Prudentão, em Presidente Prudente. O time da casa levou um gol em cada tempo de jogo, sofreu um justo 2x0 e, agora, vê o projeto da Série A-3 começando a ficar distante. De outro lado, surge um Olímpia cada vez mais candidato ao título da Segundona 2015, mantendo o perfil da Primeira Fase, ou seja, saber administrar o jogo em campo adversário e tirar proveito das oportunidades surgidas.

Os gols do Olímpia foram assinalados por Douglas, logo a 4 minutos iniciais. Danilo, em cobrança de falta perfeita, deu números finais ao confronto, aos 24 minutos finais. Agora, o Olímpia lidera o Grupo 5 e, no geral, chega à sua 14.a vitória no torneio. Já o Grêmio Prudente amarga, pela primeira vez no ano, a lanterna da chave, com dois gols negativos de saldo.

Na vigésima rodada da Segundona, daqui a uma semana, o Grêmio Prudente visita o São Carlos, às 10 horas de domingo. Já o Olímpia receberá, no mesmo horário, o Jabaquara.

O saldo desse sábado pode ser entendido como positivo para os planos do Atlético Assisense, que assim como São Carlos, Taboão da Serra e Jabaquara corre por fora atrás da segunda vaga do Grupo 5 que garante classificação para a Segunda Fase. O blogueiro parte do pressuposto de que o Olímpia, por projeto, já é favorito a uma das vagas da chave. O segundo lugar na Série A-3 ficaria, teoricamente, com o Grêmio Prudente, mas a irregularidade do time prudentino a partir do returno, ainda na Primeira Fase, coloca em xeque o projeto da agremiação.

Um tempero a mais no jogo de amanhã, domingo, no estádio Tonicão, envolvendo Atlético Assisense x São Carlos. Uma vitória rende a liderança compartilhada do Grupo 5, dando fôlego para administrar o jogo da segunda rodada, fora de casa, frente ao Taboão da Serra.

Bauru - Caiu a máscara, também, pelos lados do Noroeste, no Grupo 4. O time recebeu, agora à tarde, o São Bernardo, segunda melhor agremiação da Primeira Fase. E o time do ABC também deu provas de que muita coisa terá de mudar nas próximas nove rodadas para que a final da Segundona não seja entre Olímpia x São Bernardo. Vitória do São Bernardo por 1x0.

Noroeste lanterna da chave e, agora, tendo de correr atrás do prejuízo. Time de Bauru, lanterna, visitará, na semana que vem, o Manthiqueira, enquanto o líder São Bernardo receberá, em casa, a Inter de Bebedouro, no confronto dos favoritos da chave para o acesso à Série A-3.

Crédito - O blogueiro acompanhou a transmissão do jogo Grêmio Prudente 0x2 Olímpia no excelente trabalho da equipe esportiva da rádio Comercial 1440 AM, de Presidente Prudente. De acordo com o narrador Luciano Sanches e o repórter de campo Cid Gomes, não procede a reclamação de parte dos jogadores do Grêmio, criticando a atuação do árbitro Luciano Alves de Lima, que aos 41 minutos expulsou o zagueiro Léo Lima. O próprio técnico Lelo, da equipe prudentina, reconheceu, na entrevista coletiva após o jogo, que a atuação da arbitragem em nada interferiu no placar final. A realidade do jogo foi um Olímpia melhor em campo e um Grêmio incompetente na conclusão das oportunidades criadas.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :