quarta-feira, 5 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO - Ipê e Pedro D´Arcádia têm o melhor desempenho, em Assis, no Enem 2014

Cláudio Messias*

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais 'Anísio Teixeira') tornou público nessa quarta-feira o resultado preliminar, por desempenho, das unidades escolares, públicas e privadas, cujos alunos participaram do denominado Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, ano letivo de 2014. Em Assis, sem novidades. Duas escolas continuam se destacando, uma de cunho privado e outra, pública. Ipê e Pedro D´Arcádia, respectivamente, figuram entre as melhores da cidade. Daí a considerá-las aptas e colocar seus egressos nos concorridos cursos superiores, especialmente públicos, com relação candidato-vaga elevada, já é outra história. Voltaremos a esse detalhe nos próximos dias, cá no Blog.

O que chama a atenção no comparativo entre Colégio Ipê e Escola Técnica Pedro D´Arcádia Neto é a pequena diferença entre as duas instituições na nota que pode ser considerada principal, ou seja, a redação. O colégio particular com 610,67 e o público, com 605,89. Na média geral, que representa a soma de todos os seis itens avaliados, dividida por igual proporção de seis, Ipê com nota 599,88, Pedro D´Arcádia com 577,51. Vale ressaltar que o Inep não considera como nota média os números resultantes desse tipo de avaliação, aplicando, em sua metodologia, pesos diferentes para cada área do conhecimento avaliada.

São sete os colégios particulares avaliados no Enem 2014. O Colégio Santa Clara e o Centro Educacional Sesi são os que apresentam maior regularidade de estudantes que por lá iniciaram e concluíram o Ensino Médio: acima de 80%. Colégio Rui Barbosa, Colégio dos Professores e Sistema Mais de Ensino são os que registraram, nesse aspecto, menor regularidade: de 40$ a 60%. Em contrapartida, é do Colégio Santa Clara a segunda melhor média de nota de redação da cidade (583).

A disparidade entre o ensino público e o ensino privado em Assis, contudo, continua gritante. Afora a ETEC Pedro D´Arcádia Neto, todas as demais 7 avaliadas no Enem 2014 apresentam notas de redação abaixo da pior classificada entre as particulares, ou seja, o Sesi. Se o Centro Educacional Sesi tem média de redação 523,81, Clybas, Lourdes Pereira, Carolina Burali, Cleophânia Galvão, Leny Barros, Francisca Ribeiro e Dom Antônio tiveram desempenho abaixo de 504,85.

O Inep faz um ranking nacional para apontar, mediante coletivo de escolas de municípios, estados e regiões político-administrativas, o desempenho em todo o território nacional. Nesse aspecto, o Colégio é o número 1.181 entre as mais de 15 mil escolas avaliadas no Enem 2014. A ETEC Pedro D'Arcádia Neto é número 2.020.






* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.


Nenhum comentário :