quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CLASSIFICAÇÃO GERAL - Vitória por WO torna a Portuguesa Santista 'reclassificável'

Cláudio Messias*

O não comparecimento do ECUS, de Suzano, para o jogo da décima sexta rodada, em Santos, fez com que a Portuguesa Santista amargasse ao menos 48 horas de status de eliminada de chances de conquistar vaga na Segunda Fase da Segundona 2015. É que a Lusa da Baixada perdeu para o São Bernardo (3x0) na sexta-feira passada e, assim, com o cruzamento de outros resultados, permaneceu com pontuação que não mais lhe permitiria atingir os 27 pontos do Manthiqueira, quarto colocado do Grupo 3.

O jogo Portuguesa Santista x ECUS estava programado para o dia 2 de agosto, às 10 horas, no estádio Ulrico Mursa, em Santos. O time de Suzano não apareceu para o jogo e, assim, perdeu por WO. Mas, essa derrota só pode ser confirmada pelo TJD, que aplica as sanções. Enquanto isso, não são computados os 3 pontos, o que fez com que a Lusa da Baixada permanecesse com 20 pontos até a sessão plenária do TJD dessa segunda-feira, 10 de agosto. Por decisão unânime o Tribunal determinou a perda de 3 pontos e estabeleceu multa de R$ 250. Assim, os 3 pontos adicionais, com os respectivos 3 gols marcados, foram atualizados na tábua de classificação do Grupo 3 nesse final de tarde de terça-feira.

O Grupo 3 é o que maior equilíbrio de disputa apresentou nessa Segundona 2015. Naquela chave já estão classificados São Bernardo, Jabaquara e Taboão da Serra, restando somente uma vaga a ser disputada, na última rodada, por Manthiqueira e Portuguesa Santista. Situações totalmente antagônicas das duas equipes, pois o Manthiqueira recebe o já eliminado Guarulhos, enquanto a Portuguesa Santista enfrenta, em casa, o vice-líder de chave  e já classificado Jabaquara.

A regularidade de disputa do Grupo 3 é tão grande que Taboão da Serra, mesmo classificado, tem campanha inferior a clubes de outras chaves que ainda estão na disputa por vaga na última rodada. Taboão com 27 pontos, por exemplo, e Vocem e Fernandópolis, no Grupo 1, duelando em confronto direto por vaga e somando, respectivamente, 30 e 29 pontos.

Enfim, passado o imbróglio envolvendo o WO do jogo Portuguesa Santista x ECUS, nenhum clube, na Classificação Geral gestada pelo Blog, carimbou passagem para a Segunda Fase na rodada do final de semana passado. Destaque para o Grupo 2, que só tem o Olímpia cumprindo tabela e programando o que fará para ser um dos 4 que estarão na Sérir A-3 de 2016. Naquela chave estão na disputa pelas três vagas restantes: Inter de Bebedouro, Lemense, Olé Brasil, São Carlos e Elosport. O quarto colocado é o Olé Brasil, que faz, em casa, confronto direto com a Inter de Bebedouro na última rodada. Os demais três confrontos favorecem os adversários diretos pelo G-4, pois o São Carlos pega o Palmeirinha, o Elosport recebe o Desportivo Brasil e o Lemense tem a visita do Barcelona Esportivo. Ao que tudo indica, o derrotado desse confronto Elosport x Inter de Bebedouro despede-se do torneio.

No Grupo 1, a vitória no derby com o Atlético Assisense dá fôlego ao Vocem, que reocupou a quarta colocação. Enfrenta o Fernandópolis, domingo, precisando de apenas um empate. A vitória, contudo, dá ao time de Assis a terceira colocação na chave, uma vez que o Atlético Assisense, já classificado, irá a Rio Preto visitar o América. Um empate ou uma derrota do Falcão do Vale nesse jogo, coincidindo com vitória do Vocem sobre o Fernandópolis, mudam a composição das atuais terceira e quarta colocações. Da mesma forma, a liderança e a vice-liderança do grupo podem ser alteradas pelos já classificados Noroeste e Grêmio Prudente. O primeiro tem uma vitória a mais, mas fecha o returno recebendo o Tanabi, que costuma dificultar. Um empate nesse jogo pode devolver a liderança da chave ao Grêmio Prudente, que receberá o eliminado e punido Osvaldo Cruz, que perdeu os pontos de todos os seus jogos a partir da segunda metade do returno, devido à inscrição de jogadores irregulares. Um fator, contudo, não fica alterado nessas punições do Osvaldo Cruz: os adversários do time não ganham status de número de vitórias, ou seja, o Grêmio precisa, sim, manter a lógica e vencer seu adversário nessa última rodada, pois em eventual desastroso empate, mesmo que o Noroeste perca ou empate com o Tanabi, continuará tendo maior número de vitórias, seja qual for o resultado de julgamentos no TJD envolvendo o Osvaldo Cruz.

O melhor time da Segundona 2015 continua sendo, disparado, o Olímpia, que soma 39 pontos, dois a mais que o São Bernardo. O pior time do certame é o Osvaldo Cruz, que na sessão plenária do TJD dessa segunda-feira perdeu mais 6 pontos de seu ativo, por escalação irregular de jogadores. Osvaldo Cruz, agora, tem 3 pontos negativos e tende a perder, ao menos, mais 3 pontos antes do encerramento da Primeira Fase.

O Tanabi, com 317 faltas, é recordista nesse quesito entre os 30 participantes da Segunda. Ao menos nesse fator o Osvaldo Cruz, escalando jogadores com idade mínima, é favorecido, pois com 225 faltas é o mais disciplinado do torneio. Olé Brasil tem o maior número de jogadores expulsos, totalizando 8 punições nesse sentido, enquanto o Noroeste, com apenas 1 cartão vermelho em 17 jogos disputados, tem melhor comportamento.

Melhor ataque do campeonato para Noroeste e Grêmio Prudente, com 36 gols marcados. Melhore defesa para o Olímpia, vazado somente 8 vezes. Melhor saldo de gols para o Noroeste, com 24 tentos. A pior defesa do torneio é a do ECUS, vazada 37 vezes. É do ECUS, também, o pior ataque, balançando as redes adversárias somente 9 vezes.

Simulação - A exemplo do que o blogueiro vem procedendo nas três últimas rodadas, ficam, abaixo, as composições dos grupos 4 e 5, da Segunda Fase, conforme a classificação atualizada dos três grupos em disputa.

Grupo 4: Noroeste, São Bernardo, Inter de Bebedouro, Lemense, Vocem, Manthiqueira.
Grupo 5: Olímpia, Grêmio Prudente, Jabaquara, Atlético Assisense, Taboão da Serra, Olé Brasil.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.


Nenhum comentário :