sexta-feira, 21 de agosto de 2015

APITO - Assisense x São Carlos terá 'bandeirinha' de Santos 2x0 Corinthians e da final do Paulistão

Cláudio Messias*

Passada a conturbada fase que definiu os 12 clubes na busca pelas 4 vagas da Série A-3 de 2016 a Segundona, ao menos aparentemente, ganha um pouco a mais no quesito qualidade de arbitragem. Ao menos o confronto Atlético Assisense x São Carlos, programado para esse domingo, às 10 horas, no estádio Tonicão, coincidiu de ter, no sorteio realizado nessa quinta-feira, na sede da Federação Paulista de Futebol, as opções de árbitros integrantes da Categoria 1 no Ranking da Arbitragem paulista.

No sorteio de ontem havia duas alternativas para Atlético Assisense x São Carlos: Luciano Monteiro dos Santos ou Luiz Vanderlei Martinucho. Deu a segunda opção.

Martinucho fará em Assis o cumprimento à sua décima sétima escala em 2015. Ele abriu o ano com duas atuações na Copinha São Paulo, mas, depois, foi amplamente escalado para jogos na Série A-1. Destaque para a atuação em Linense 0x2 Corinthians, dia 25 de fevereiro, Ponte Preta 3x1 Santos, dia 26 de março, e Palmeiras 3x1 Mogi Mirim, dia 4 de março. Pela Segundona, o árbitro atuou em 3 jogos.

Aos 45 anos de idade, Luiz Vanderlei Martinucho é formado árbitro desde 2004. Ele ainda não atuou no estádio Tonicão, nem mediou jogos do Atlético Assisense na Segundona.

O árbitro assistente 1 desse domingo será o professor de Educação Física Danilo Ricardo Simon Manis, de 34 anos. Ele vem de 22 escalas no ano, com ênfase em atuações em jogos do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Danilo esteve, quarta-feira, no estádio da Vila Belmiro no clássico Santos 2x0 Corinthians, pela Copa do Brasil. Pela Série A-1 do Campeonato Paulista, cumpriu escala em Santos 2x1 Palmeiras, pela final do torneio, em Santos.

Igualmente experiente é o árbitro assistente 2, Leandro Matos Feitosa. Aos 29 anos de idade, esse advogado de profissão atuou na final da Copinha São Paulo, Botafogo 0x1 Corinthians, no estádio Pacaembu, em São Paulo, dia 25 de janeiro. Será sua 33.a escala no ano, sendo 7 na Série A-1, quatro na Série A-2, duas na Série A-3, cinco no Campeonato Brasileiro e seis na Segundona. Feitosa esteve no estádio Tonicão, em Assis, no dia 30 de maio, ocasião em que o Vocem foi derrotado por 2x0 pelo Grêmio Prudente.

O quarto árbitro de Atlético Assisense x São Carlos será Luiz Renato Cafundó Soares, funcionário público formado em arbitragem desde 2005.

Outras escalas - O jogo que abre, nesse sábado, a décima nona rodada para o Grupo 5 envolverá, em Presidente Prudente, Grêmio Prudente x Olímpia. O confronto, marcado para as 16 horas, será mediado por Luciano Alves de Lima, de 38 anos. Empresário, ele é formado árbitro desde 2001 e também pertence à Categoria 1 do Ranking de Arbitragem da Federação. Esteve no jogo Tanabi 0x1 Atlético Assisense, dia 31 de maio. O árbitro assistente 1 será Bruno Salgado Rizo, que esteve em Assis no domingo passado, escalado para Vocem 0x1 Fernandópolis. O assistente 2 será Fábio Rogério Baesteiro, que esteve no mesmo estádio Prudentão em 1.o de agosto, para Grêmio Prudente 1x1 Vocem.

Fechando a rodada para o Grupo 5, no domingo, às 10h00, o confronto Jabaquara x Taboão da Serra, no estádio Espanha, em São Paulo, será mediado por Marcelo Rogério, de 44 anos, que pertence à Categoria Especial no Ranking de Arbitragem paulista. Será sua segunda escala na Segundona 2015, pois atuou em São Carlos 0x2 Lemense, dia 2 de agosto, jogo que quase custou a classificação ao time de São Carlos e garantiu vaga ao rival de Leme. O árbitro assistente 1 será Gustavo Rodrigo de Oliveira, de 28 anos, que atuou em Taboão da Serra 1x2 Manthiqueira, dia 25 de maio. O assistente 2 será Vicente Romano Neto, nome conhecido da arbitragem paulista e que vem de escalas em jogos do Brasileirão mas registra, também, passagem pela Segundona, como em 20 de junho, ocasião em que o Taboão da Serra perdeu para o mesmo Jabaquara, em casa, por 2x1.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :