segunda-feira, 6 de julho de 2015

SEGUNDONA BRAVA - Atlético Assisense começa a semana na vice-liderança do Grupo 1

Cláudio Messias*

Maior goleada da história. É assim que o ex-presidente do Atlético Assisense, Carlos Antunes do Rosário, o 'Boi', definiu, via redes sociais, o desempenho do Falcão do Vale na décima segunda rodada da Primeira Fase da Segundona 2015. Mais importante, porém, que o fato histórico é a consequência, positiva, desse resultado, obtido na manhã de ontem em José Bonifácio. O placar de 7x2 faz do time de Assis a agremiação detentora do melhor saldo de gols do Grupo 1 e, ainda, o segundo melhor ataque, atrás apenas do líder Grêmio Prudente.

O blogueiro encontrava-se, ontem, em Natal, no Rio Grande do Norte, encerrando uma semana de participação no XVIII Congresso Intercom Nordeste. Com voo para Presidente Prudente marcado para as 14h15, o acompanhamento da rodada da Segundona aconteceu mediante controle do placar online da Federação Paulista de Futebol, que nem sempre corresponde, em informações, à realidade instantânea da rodada, e também em escuta à rádio Sinal 2 FM, de José Bonifácio. Houve, sim, surpresa com o resultado. Mas, se considerada a análise da equipe esportiva da emissora que cobriu o jogo, uma consequência normal do desempenho do visitante Atlético Assisense, que a todo momento teve postura tática de domínio do confronto e frieza na execução literal do jogo.

Não bastasse a goleada por 7x2 o Falcão do Vale foi favorecido pela derrota do Vocem para o Noroeste (1x0), em pleno estádio Tonicão. Assim, atualizando a tabela de classificação, o Atlético Assisense assume a vice-liderança da chave, empatado em pontos com o Noroeste, mas favorecido pelos 7 gols marcados em José Bonifácio. Ou seja, nos critérios de desempate o time de Assis tem 4 gols marcados a mais que o de Bauru e, ainda, saldo positivo de 3 gols a mais. E se ter esperança não faz mal a ninguém, agora o Atlético Assisense está a 4 pontos do líder Grêmio Prudente, que tropeçou diante do América, resultado que esquentou a briga na parte de baixo da tabela, para entrar no G-4.

Situação de risco, pois, para o Vocem. Com a derrota para o Noroeste o Esquadrão da Fé cai para a quarta colocação e fica a apenas 2 pontos do primeiro clube fora do G-4, o Fernandópolis, que vem de goleada sobre o sem fôlego Bandeirante (6x0). O Fefecê entra na semana de preparação para a décima terceira rodada com um gol marcado a mais que o Vocem e, assim, nos critérios de desempate, pode levar vantagem quando necessário for cruzar as campanhas na reta final dessa Primeira Fase.

Com o resultado positivo sobre o decadente Grêmio Prudente (2x1) o América deixou o pelotão intermediário do Grupo 1 e, agora, está na briga direta por uma vaga no G-4. O time de São José do Rio Preto está a dois pontos do Fernandópolis e a 4 pontos do Vocem. Pode, nas próximas rodadas, caso mantenha a regularidade, dar trabalho aos ocupantes de um G-4 cada vez mais apertado.

Fechando a rodada no Grupo 1, o Osvaldo Cruz foi a Tanabi sem técnico e com apenas 12 jogadores listados. Sofreu mais uma goleada na rodada (4x0), perdeu fôlego, mas viu o algoz de Tanabi somente chegar aos mesmos 12 pontos na tabela. Dificilmente as duas equipes esboçam reação nessa reta final da Primeira Fase, pois estão a 9 pontos do G-4, faltando 6 rodadas para o término do returno.

Briga boa - Nos outros grupos, destaque para o término da invencibilidade do São Bernardo. O time do Grande ABC, que era o único entre os 30 participantes da Segundona 2015 a não perder, foi derrotado pelo Jabaquara por um placar simples (1x0). Briga forte e direta entre os dois clubes pela liderança da chave. Somente um ponto separa as agremiações, que destoam dos segundo e terceiro colocados Manthiqueira e Mauaense, que somam 16 pontos e, assim, estão 8 pontos atrás do vice-líder Jabaquara.

No Grupo 2, o Olímpia viu o São Carlos assumir a liderança com os mesmos 26 pontos. As duas agremiações têm as mesmas 8 vitórias, porém o time de São Carlos marcou 4 gols a mais. Trata-se da chave mais equilibrada do campeonato, pois somente três pontos separam o líder São Carlos da quarta colocada Inter de Bebedouro.

Futuro - A décima terceira rodada da Segundona começa na sexta-feira, mas para o Grupo 1 o jogo de abertura foi transferido a pedido da Rede Vida de Televisão. Fernandópolis x José Bonifácio será mostrado sábado, às 19h00, e não mais na sexta-feira, às 20h30. Confronto importante para os interesses dos clubes de Assis, em especial o Vocem, pois, mantido o histórico de derrotas do José Bonifácio (lembremos dos 7x2 sofridos ante ao Atlético Assisense), o Fernandópolis pode somar 3 pontos e, assim, dormir de sábado para domingo no G-4, no lugar do Esquadrão da Fé.

Já o Vocem receberá o Tanabi, em Assis, às 10h00 de domingo. O Esuqadrão da Fé não pode pensar nem em empate, pois no cruzamento de campanhas com o Fernandópilis, caso mantida a lógica de vitória do Fefecê ante ao José Bonifácio, verá o adversário direto sendo favorecido pelos critérios de desempate. Só a vitória, pois, interessa ao Vocem.

No mesmo horário o Atlético Assisense estará fazendo o seu segundo jogo consecutivo fora de casa. O time comandado por Carlos Alberto Seixas encontrará um Osvaldo Cruz bem diferente daquele que muito trabalho deu no primeiro turno. Em crise e sob especulação quanto a possibilidade de deixar o campeonato, o Azulão de Osvaldo Cruz pode ver o Falcão do Vale obter mais uma vitória e, assim, manter o mesmo distanciamento em relação ao líder Grêmio Prudente na tabela de classificação.

Manter o mesmo distanciamento do Grêmio Prudente significa antever que o time prudentino vencerá seu compromisso na décima terceira rodada. Basta entender que o adversário será o lanterna Bandeirante, no estádio Prudentão, às 16 horas do sábado, e, assim, concluir que o atual líder deva, sim, somar mais 3 pontos.




* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :