quinta-feira, 9 de julho de 2015

SEGUNDONA BRAVA - Árbitro da A-2 mediará Vocem x Tanabi no Tonicão

Cláudio Messias*

Jogo da reação. É dessa forma que a torcida organizada Mancha Roxa define o confronto desse domingo entre Vocem e Tanabi, no estádio Tonicão. Expectativa de vitória que mantenha o Esquadrão da Fé no G-4 do Grupo 1. Jogo difícil, a começar pelo parâmetro do primeiro turno, em Tanabi, ocasião em que a comissão técnica do clube de Assis reclamou sobremaneira do excesso de faltas cometidas pelo agora visitante, na época mandante. Naquela ocasião o jogo não saiu do 0x0, com arbitragem de Edson Alves da Silva, que assinalou 40 faltas, 25 delas cometidas pelo Tanabi que, por sua vez, foi advertido com 5 cartões amarelos.

O quesito arbitragem tem sido catastrófico nessa temporada da Segundona. Prejudicado por eventual falha do apito na derrota, domingo passado, frente ao Noroeste, o Vocem entram em campo nesse domingo com expectativa ao menos regular acerca do trabalho de Kléber Canto dos Santos. Aos 36 anos de idade, esse professor de Educação Física mediará o confronto entre Vocem x Tanabi. Em seu currículo, destaque para a frequência constante de escalas para jogos na Série A-2. E, como quarto árbitro, na Série A-1. Ou seja, um profissional do apito cuja trajetória deve, nas próximas temporadas, levar à elite da arbitragem paulista.

Kléber dos Santos é formado árbitro em 2006. Hoje, no ranking da arbitragem definido pela Federação Paulista de Futebol, ele pertence à Categoria 1, ou seja, está realmente a um passo da Categoria Especial, quadro de árbitros que serve, por exemplo, às escalas da Comissão de Arbitragem da CBF para a elite do Brasileirão. Seu currículo em 2015 traz 12 escalas, sendo duas na Copinha São Paulo, uma na Série A-3 e três na Série A-2, todas elas na condição de árbitro principal. Como quarto árbitro, escala em quatro jogos da Série A-1. Pela Segundona, atuação em São Bernardo 2x1 Guarulhos, dia 29 de maio, no estádio Baetão, em São Bernardo do Campo.

No ano passado, Kléber dos Santos atuou em 4 jogos da Série A-2 e em duas pela A-3. Como quarto árbitro, na Série A-1, foram 6 escalas, Pela Segundona foram 5 escalas. Não há, em seu histórico, registro de passagens em jogo no estádio Tonicão, em Assis, ou envolvendo atuações dos dois times da cidade.

O árbitro assistente 1 para Vocem x Tanabi será Raul Mena Barreto. Ele tem 32 anos de idade e, funcionário público, ainda constrói um currículo no quadro de arbitragens da Federação. Vem de 21 escalas em 2015, a maior parte delas pelos torneios de base sub-20, sub-17, sub-15 e sub-11. Três atuações na Série A-3, duas na A-2 e duas na Segundona, sendo uma dia 2 de maio, no jogo Grêmio Prudente 1x1 América, no estádio Prudentão, e outra dia 13 de junho, no confronto Guarulhos 2x1 Manthiqueira. Não há, no currículo, registro de passagens por Assis ou em jogos dos clubes da cidade.

Luiz Paulo Fonte Domenich será o árbitro assistente 2 nesse domingo. Tem apenas 26 anos de idade e é formado árbitro recente, em 2012. Será sua 34.a escala em 2015, com prevalência de atuação nos torneios de categoria de base. Pela Segundona, esse será o quinto compromisso. No início do ano, atuou em 5 jogos pela Copinha São Paulo, um pela A-2 e três pela A-3. Também estreia em jogo no estádio Tonicão.

O quarto árbitro escalado é Wander Escardine, um segurança patrimonial formado árbitro em 2000. Mais um que terá de parar na base da Polícia Rodoviária para perguntar onde fica o estádio Tonicão.



* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :