sábado, 13 de junho de 2015

FIM DE JOGO - Osvaldo Cruz derruba invencibilidade do Grêmio Prudente: 3x1

Cláudio Messias*

A Segundona 2015 só tem um clube invicto (São Bernardo, no Grupo 3) nesse momento em que os 30 participantes fecham o primeiro turno e partem para o returno da Primeira Fase. Na noite desse sábado o Osvaldo Cruz fez mais que o dever de casa; venceu o melhor time do certame até então, aplicando 3x1 no Grêmio Prudente. Partida transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, para todo o Brasil.

O Osvaldo Cruz construiu solidamente a vitória no primeiro tempo, frente a um Grêmio Prudente melhor em campo e desperdiçando as melhores oportunidades. Um time que entrou em campo com 3 meses de salários atrasados e fez 2x0 sobre aquele que talvez seja o clube com melhor estrutura do Grupo 1. Rafinha e Lucas balançaram as redes aos 28 minutos e aos 40 minutos iniciais no estádio Breno Ribeiro do Val.

No segundo tempo o Osvaldo Cruz recuou e deu espaço ao Grêmio Prudente, na tentativa de explorar os contra-ataques e, assim, liquidar o jogo. Desperdiçando, novamente, inúmeras oportunidades, o visitante prudentino conseguiu furar o bloqueio da casa aos 24 minutos finais, com Du Gaia. Ali, porém, o líder da chave teve um momento de pane. E foi exatamente nessa ocasião que funcionou a estratégia do Osvaldo Cruz. Lucas, cinco minutos depois, voltou a balançar as redes e deu números finais ao jogo em Osvaldo Cruz: 3x1.

Iniciei o acompanhamento do jogo nas imagens da Rede Vida, mas terminei ouvindo a rádio Comercial 1440 AM, de Presidente Prudente. Em ambas as transmissões, consenso: Grêmio Prudente com mais corpo de jogo, porém um Osvaldo Cruz minucioso e impecável na função de não desperdiçar as ocasiões de gol que, sabia, seriam poucas. Três chances, três gols. E, agora, a reaproximação do G-4, abrindo o returno, semana que vem, a pelo menos 2 pontos dos clubes que estão no G-4, quais sejam, Atlético Assisense e Noroeste, que ainda jogam na manhã desse domingo.

Acompanhei dois jogos do Osvaldo Cruz, em Assis, no período em que, em recuperação de cirurgia, permaneci na cidade. Escrevi, cá no Blog, que o Osvaldo Cruz goleado pelo Vocem (5x1) teve méritos, principalmente no primeiro tempo, que acabou empatado em 1x1. Creio que não seja necessário comentar sobre os 2x0, justos, aplicados no Atlético Assisense, no mesmo estádio Tonicão. Hoje, assistindo pela tela da Rede Vida, vi o mesmo Osvaldo Cruz aguerrido, e com o diferencial de estar publicamente conhecido como não receber um real sequer de salário nesse ano de 2015. Vergonhoso para o clube e para a própria Federação Paulista de Futebol, que privilegia alguns clubes e fecha os olhos para os demais, criando Regulamentos obscuros, questionáveis. Se o Regulamento do Campeonato Paulista tem por objetivo blindar os jogadores de situações financeiras adversas, o Osvaldo Cruz é a prova de que isso não funciona. Que a Federação invente outro argumento.

Vida que segue - O Grêmio Prudente volta a campo, abrindo o returno, recebendo o irregular Fernandópolis, sábado que vem, às 16 horas, no estádio Prudentão, em Presidente Prudente. Já o Osvaldo Cruz tem pela frente o Bandeirante, em Birigui, no domingo, às 10 horas. Desfalque para o Grêmio Prudente do jogador Max, que fraturou a tíbia no jogo dessa noite, em Osvaldo Cruz, e ficará ao menos 40 dias parado.

Na análise da equipe esportiva da Rádio Comercial 1440 AM, de Presidente Prudente, sinal de alerta ligado para a equipe comandada por Tupãzinho. O Grêmio Prudente, segundo os profissionais comandados por Gésner Dias, não vem apresentando o mesmo bom futebol há pelos menos três jogos, desde a vitória sobre o Vocem, em Assis. Indicativo dessa situação de risco, na análise dos cronistas, está no fato de o Grêmio ter sofrido 6 gols nos dois últimos jogos: na semana passada, durante vitória sobre o José Bonifácio (4x3), e hoje, para o Osvaldo Cruz (3x1).

O Olímpia, com a vitória de ontem sobre o Amparo (1x0), soma igual campanha à do Grêmio Prudente. Porém, tem 12 gols de saldo, ante, agora, 8 do time prudentino. Olímpia, pois, fecha o turno como o melhor time da Segundona 2015 até aqui, fruto de uma campanha que mostra a melhor defesa do campeonato, vazada somente 3 vezes em 9 jogos. O melhor ataque continua com o Grêmio Prudente, que balançou as redes 20 vezes, uma a mais que o invicto São Bernardo.




* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :