segunda-feira, 8 de junho de 2015

CLASSIFICAÇÃO GERAL - Atlético Assisense volta ao G-12 e não pegaria Vocem na 2.a Fase

Cláudio Messias*

A oitava rodada da Segundona 2015 trouxe novidades na composição da Classificação Geral controlada pelo Blog. A principal delas é o retorno do Atlético Assisense ao G-12, ou seja, o seleto grupo de 12 clubes com melhor campanha no certame e, assim, em condições de brigar por uma das vagas na Segunda e decisiva fase do campeonato.

O momento exige atenção para um aspecto: amanhã, terça-feira, vence o prazo para que os 30 clubes que disputam a Segundona inscrevam jogadores para a disputa da reta final da Primeira Fase. Depois, somente mais 4 jogadores poderão ser incluídos em cada elenco, de maneira que ocorram 4 dispensas com posterior apresentação, na Federação Paulista de Futebol, das respectivas rescisões contratuais. O novo prazo, máximo, para inscrição desses 4 atletas complementares vai até 20 de agosto. Vale ressaltar que na Segundona há limitação de idade, de maneira que de um total de 28 jogadores por equipe, somente três possam ter mais de 23 anos de idade.

Essa condição de disputa da Segundona permite que a cada ano haja viradas de tábuas de classificação quando são encerradas competições como a Série A-3, ou mesmo a Primeirona. É nesse momento que clubes com trânsito nos tenebrosos corredores da Federação Paulista de Futebol, cujo lado podre pode estar prestes a ser revelado a partir dos escândalos envolvendo CBF e Fifa, saem de campanhas medíocres e, como num toque de mágica, recebem reforços que os colocam na briga pela classificação. Não nos alegremos, portanto, com o que foi visto até aqui no campeonato. Podemos, sim, ter surpresas.

Um exemplo claro dessa política nefasta permitida pela Federação está no Grupo 1, onde estão Vocem e Atlético Assisense. O Noroeste, de Bauru, quando dependeu da própria competência de gestão, foi um dos piores times do campeonato. Bastou, contudo, uma parceria com a Ferroviária, de Araraquara, e o time saltou da vice-lanterna para a terceira melhor campanha da chave, três pontos atrás do vice-líder Vocem. Em outra chave, a 3, o São Bernardo recebe atletas de clubes como o Palmeiras e junto com o Grêmio Prudente está invicto, nos trilhos do acesso.

Mas, enquanto as novidades de renovação de elenco não chegam às quatro linhas, quem tem mais garrafa vazia para vender finge levar a sério o campeonato. É nesse aspecto que o blogueiro defende a valorização do trabalho de equipes como Atlético Assisense e Vocem, sejam qual for a realidade financeira envolvida. Hoje, os dois times de Assis estão no G-12 e avançariam para a Segunda Fase. O Falcão do Vale tem a décima segunda melhor campanha entre os 30 inscritos, enquanto o Vocem é a quinta agremiação em rendimento.

No topo da Classificação Geral está o Grêmio Prudente, com rosto em brisa, sozinho. São 22 pontos em 8 jogos, três pontos a mais que o Olímpia, do Grupo 2, que tem a segunda melhor campanha do certame. O time comandado por Tupãzinho ainda tem o melhor ataque da Segundona, com 19 gols marcados. Só perde no critério de saldo de gols para o Olímpia, que com a defesa menos vazada sofreu apenas 3 gols. Olímpia tem saldo de 11 tentos, um a mais que o time de Presidente Prudente.

Na semana passada o blogueiro destacou a reação da Inter de Bebedouro no campeonato. E com a sonora vitória de 4x0 sobre o Palmeirinha, no final de semana, o time de Bebedouro não só entrou no G-12, como saltou para a décima melhor campanha entre os 30 clubes em disputa. Uma campanha que assemelha-se à de Grêmio Prudente e de Olímpia, com 16 gols marcados, seis sofridos e saldo positivo de 10 tentos. Logo, se 4 clubes sobem para a A-3 de 2016, na rodada que antecedeu a reviravolta de contratações pode-se afirmar que Grêmio Prudente, Olímpia, São Bernardo, Jabaquara e Inter de Bebedouro são, por regularidade, as que concorrem com força igualitária rumo à promoção de divisão.

Segunda fase - Com a proximidade do returno da Primeira Fase o Blog começa a fazer a simulação de como ficaria, hoje, a Segunda Fase do campeonato. De acordo com o regulamento, os dois grupos com seis clubes cada seriam assim compostos de maneira que Vocem e Atlético Assisense não se enfrentariam mais, a não ser que terminem na liderança de suas chaves na próxima fase e façam a Final, dias 1.o e 8 de novembro.




* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.


Nenhum comentário :