quinta-feira, 28 de maio de 2015

SEGUNDONA BRAVA - Vocem x Grêmio Prudente terá árbitro Categoria 1

Cláudio Messias*

As reclamações em torno da qualidade da arbitragem que está atuando nos jogos da Segundona 2015 fizeram a Federação Paulista de Futebol acionar o primeiro escalão  para os confrontos que começam a decidir os grupos nessa reta final do Primeiro Turno. Hoje, no sorteio dos quartetos que irão trabalhar na sétima rodada do certame, isso ficou claro.

Bom para o público que comparecer nesse sábado ao estádio Tonicão, em Assis, para o clássico Vocem x Grêmio Prudente. A partida será comandada pelo jovem Camilo Moraes Zarpelão, de 34 anos. Juventude que destoa de sua experiência, pois Camilo é árbitro Categoria 1, ou seja, está um patamar abaixo da Classe Especial, composta por árbitros credenciados para apitar jogos decisivos do Campeonato Paulista e submetidos a sorteio nas escalas, por exemplo, de jogos do Campeonato Brasileiro, pela CBF.

Camilo Zarpelão já atuou em 13 jogos em 2015. Foram duas atuações pela Copinha São Paulo, duas pela Série A-3, cinco pela Série A-2 e três na elite da Série A-1. Sua mais recente escala aconteceu dia 17 de maio, no jogo Taubaté 1x0 Primavera, no estádio Joaquim de Moraes Filho, em Taubaté, pela Série A-3. No histórico com clubes de Assis, Camilo tem no currículo a atuação no jogo Água Santa 4x0 Atlético Assisense, no dia 25 de setembro de 2013.

O árbitro assistente 1 para Vocem x Grêmio Prudente será Leandro Matos Feitosa, de 29 anos, que se destaca por experiência em escalas no Campeonato Brasileiro, em jogos das Séries B e C e que também tem no currículo a maturidade de atuação em jogos da Série A-1. Sua mais recente atuação ocorreu dia 17 de maio no jogo Guaratinguetá 1x1 Guarani, pela Série C. Na elite do futebol paulista ele foi escalado em seis jogos, com ênfase para São Paulo 3x0 Linense, dia 29 de março;  Capivariano 2x3 Corinthians, dia 22de março; Corinthians 3x0 Mogi Mrim, dia 1.o de março; e Penapolense 1x3 São Paulo, dia 1.o de fevereiro. Já são, até aqui, 22 jogos em que Leandro Feitosa é escalado em 2015.

Em seu histórico, Leandro Feitosa tem passagem por Assis no segundo derby de 2014, ocasião em que, dia 25 de maio, atuou como árbitro assistente 2 no jogo Atlético Assisense 0x1 Vocem, no estádio Tonicão. Naquela temporada de 2014 Feitosa figurou em 46 escalas, passando por competições do Campeonato Paulista e do Brasileirão, além da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O árbitro assistente 2 João Edilson de Andrade completa o trio de qualidade que atuará nesse sábado em Vocem x Grêmio Prudente. Ele já fez 12 jogos em 2015, sendo 7 compromissos pela Série A-1 do Paulistão. Destaque para a atuação no clássico Palmeiras 3x0 São Paulo, no Allianz Parque, dia 25 de março. Sua atuação mais recente ocorreu dia 23 de maio, nos confrontos ECUS x Guarulhos pelos campeonatos sub-15 e sub-17. João Edilson esteve em Assis no dia 16 de agosto do ano passado, data da sonora goleada sofrida pelo Atlético Assisense frente ao Atibaia: 8x0. Também na temporada 2015 da Segundona ele atuou no jogo Pirassununguense 1x1 Vocem, dia 26 de julho.

O quarto árbitro de Vocem x Grêmio Prudente será Paulo Santiago de Medeiros, que volta a Assis duas semanas depois de atuar em Atlético Assisense 0x2 Osvaldo Cruz.

Atlético Assisense - O jogo Tanabi x Atlético Assisense, programado para a manhã de domingo, às 10 horas, no estádio Alberto Victolo, será apitado por Luciano Alves de Lima, de 39 anos. Ele também pertence à Categoria 1 no Ranking de Arbitragem da Federação. Será sua décima segunda escala em 2015, vindo de dois jogos na Copinha São Paulo, dois na Série A-3, quatro na Série A-2 e quatro na Série A-1. Destaque para as atuações em Corinthians 3x0 Mogi  Mirim, dia 1.o de março, e Santos 3x0 Ituano, dia 1.o de fevereiro.

Os árbitros assistentes para Tanabi x Atlético Assisense serão Marcelo Rodrigo da Silva, de 36 anos, e Osvaldo Apipe de Medeiros Filho, também de 36 anos. O quarto árbitro será Jeferson Silvestrini, que foi árbitro principal no confronto do final de semana passado Atlético Assisense 0x1 Grêmio Prudente, no Tonicão.

Vergonha - A partir de hoje, até que sejam esclarecidas todas as acusações que recaem sobre a cúpula da CBF, que meses atrás ocupava o comando da Federação Paulista de Futebol, usarei a tarja "Vergonha" nas postagens que fizer relacionadas aos torneios de futebol realizados em São Paulo. Nada, portanto, relacionado aos clubes e protagonistas que constarem nessas postagens.





* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :