terça-feira, 5 de maio de 2015

HISTÓRIA - Atlético Assisense faz melhor início de temporada desde 2007

Cláudio Messias*

Desde que iniciou a disputa do futebol profissional em competições organizadas pela Federação Paulista de Futebol o Clube Atlético Assisense nunca teve um início de temporada tão positivo como em 2015. Vice-líder do Grupo 1 e com a quinta melhor campanha entre os 30 clubes inscritos na Segunda Divisão, o Falcão do Vale faz, comprovadamente, a melhor campanha se comparadas as três primeiras rodadas dos torneios organizados a partir de 2007, quando a Federação passou a lançar as informações dos certames em seu site.

Até aqui, em 2015, o Atlético Assisense soma 7 pontos, resultado de duas vitórias e um empate. Jogando no estádio Tonicão o Falcão do Vale é 100%, derrotando em casa Noroeste (2x0) e José Bonifácio (2x1). O único empate foi registrado em Birigui, frente ao Bandeirante, na segunda rodada. E no que depender do fator 'casa' o time de Assis tem de tudo para, domingo que vem, confirmar a boa fase, pois recebe o irregular Osvaldo Cruz, que até aqui registra somente uma vitória e duas derrotas, sendo a mais recente domingo passado, em seus domínios, frente ao Tanabi.

Desde 2007 o melhor início de temporada do Falcão do Vale havia acontecido em 2013 e em 2014. No primeiro ano, com investidores da própria cidade e um anunciado projeto de chegar à Série A-3, o clube somou 6 pontos em três rodadas, mas com saldo zerado de gols. Já no ano passado, sem aqueles investidores de 2013, a campanha foi matematicamente melhor. Foram os mesmos 6 pontos em 3 jogos, mas com saldo positivo de 1 gol. Destaque para a vitória, na terceira rodada, sobre o rival local Vocem, por 2x0.

Na soma geral de todas as disputas o Atlético Assisense amarga mais derrotas do que vitórias. Constantes crises e escassez de recursos proporcionaram inícios de campeonato vexamitosos, como em 2011, temporada em que o Falcão do Vale perdeu os três primeiros jogos que disputou, dois deles em pleno Tonicão. Naquela temporada o time de Assis marcou somente 2 gols e tomou 8, com saldo negativo de 6 tentos.

Promoção - Domingo que vem a diretoria do Atlético Assisense não irá cobrar ingressos das mulheres que forem ao Tonicão prestigiar o confronto contra o Osvaldo Cruz. A campanha tem por objetivo homenagear as mães e render apoio, em especial, aos familiares de jogadores e comissão técnica que fielmente comparecem ao estádio em jogos do Falcão do Vale.

Em pontos comerciais espalhados pela cidade os ingressos para Atlético Assisense x Osvaldo Cruz já estão sendo comercializados. Segundo a assessoria de comunicação do Falcão do Vale, os bilhetes adquiridos com antecedência têm valor de R$ 10. No dia, na bilheteria, a entrada inteira terá valor de R$ 15.



* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :