quinta-feira, 7 de maio de 2015

Árbitro da A-1 apitará Atlético Assisense x Osvaldo Cruz no Tonicão

Cláudio Messias*

Passadas três rodadas desde o início da temporada 2015 da Segundona do Campeonato Paulista os dois clubes de Assis não têm grandes reclamações a fazer dos quartetos de arbitragem escalados em sorteio pela Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Ao menos nos três jogos realizados no estádio Tonicão, em Assis, árbitros e seus auxiliares não comprometeram os resultados dos dois confrontos mandados pelo Atlético Assisense e o único, até aqui, pelo Vocem. Quem saiu reclamando com mais rigor foi o José Bonifácio, que atribuiu à arbitragem a terceira derrota consecutiva sofrida no certame, domingo passado, aqui na Sucupira do Vale (2x1).

Com o desfecho de competições das divisões superiores do Campeonato Paulista a qualidade da arbitragem que vem para jogos da Segundona, o fundo do poço do futebol paulista, tende a melhorar. Árbitros que atuavam na Série A-1, por exemplo, entraram no sorteio realizado hoje pela Comissão de Arbitragem da Federação. E um deles caiu em Assis para o jogo do próximo domingo, às 10 horas, entre Atlético Assisense x Osvaldo Cruz, pela quarta rodada da primeira fase. Danilo da Silva tem 30 anos de idade e chega com um currículo que o coloca no primeiro escalão da arbitragem paulista.

Danilo é formado em arbitragem em 2007. Fez, no Paulistão 2015, quatro atuações na Série A-1, uma na A-2 e quatro na A-3. Será seu primeiro compromisso do ano na Segundona, divisão em que atuou, inclusive, no jogo Atlético Assisense 1x0 Presidente Prudente, no dia 8 de junho do ano passado. Rigoroso nas marcações, o árbitro, naquele jogo no Tonicão, expulsou quatro jogadores, sendo dois do Atlético Assisense (Pedrinho e Augusto) e dois do Presidente Prudente (Zé Ilton e Matheus). Foram seis cartões amarelos, três para cada lado. O destaque, naquele jogo, foi o relato de agressões verbal e física por parte de Zé Ilton ao árbitro da partida, aos 46 minutos do primeiro tempo, resultando em punição posterior no TJD. Segundo Danilo da Silva, o jogador do Presidente Prudente, além de agressões verbais, pisou-lhe no pé.

E como história é o que esse blogueiro mais levanta, o árbitro de domingo que vem ainda tem mais relatos de passagem por jogo do Atlético Assisense. Ele esteve no estádio Prudentão em 3 de maio de 2013, na vitória do Grêmio Prudente por 3x1 sobre o Falcão do Vale. Naquele confronto, mais expulsão polêmica. O jogador Carlos Moretto, do Atlético Assisense, foi expulso e relatado em súmula por ter se dirigido ao árbitro auxiliar e culpado a arbitragem pelo resultado negativo. Jogador relatado, julgado e punido pelo TJD.

Já o árbitro auxiliar 1, Décio Casagrande Portieri, empresário, vem de atuações, nesse ano, na Série A-3. Aos 33 anos de idade, ano passado ele atuou em dois jogos da Segundona, com destaque para o derby Grêmio Prudente 1x1 Presidente Prudente, no estádio Prudentão, em 17 de maio. Será sua primeira atuação no estádio Tonicão desde que formou-se árbitro, em 2005.

O auxiliar 2, Aílton Alberto Leme, de 32 anos, funcionário público, também vem de atuações na Série A-3 em 2015. Formado árbitro em 2005, ele passou por escalas na Segunda Divisão em dois jogos, no ano passado. Será seu primeiro jogo no Tonicão.

Quem já esteve em Assis, atuando no Tonicão, é o quarto árbitro. Coincidentemente, ele atuou como quarto árbitro em dois confrontos do Atlético Assisense frente ao mesmo Osvaldo Cruz, mas pelo torneio das categorias sub-17 e sub-15, no dia 26 de abril do ano passado. Pelo sub-17 o Atlético Assisense venceu por 2x0, mas pelo sub-15, perdeu por 2x0.

Meteorologia - As condições de jogo não são favoráveis para Atlético Assisense x Osvaldo Cruz, ao menos no fator clima. O deslocamento de uma frente fria trará chuva o dia inteiro no domingo, em Assis. A perspectiva do CEPETEC-INPE é de 60 milímetros de chuva, a começar já pela manhã de Dia das Mães. O domingão chuvoso se estenderá por tarde e noite, chegando, inclusive, até a segunda-feira.

Tanabi x Vocem - O confronto Tanabi x Vocem, marcado para as 10 horas de domingo no estádio Alberto Victolo, em Tanabi, terá como árbitro Edson Alves da Silva, de 34 anos. Ele será auxiliado por Alexandre Médice Gouveia, de 34 anos, e Marco Antonio Teixeira Ianês, tamb~em de 34 anos. O quarto árbitro será Marcelo Luis Biava Cordova.



* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :