quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Assis se mantém entre as 60 cidades com mais empresas ativas no Estado

Cláudio Messias*

Um balde de água fria na cabeça dos pessimistas. A economia de Assis vai bem, obrigado. Na contra-mão de uma tendência que o Sebrae-SP constata há duas décadas, empresa que abre em Assis, dificilmente fecha as portas antes de completar três anos de atividade. Em nível nacional, a média é de fechamento da razão social de 7 para cada dez pequenos negócios antes de completar 36 meses desde a inauguração.

Um ano atrás, no dossiê sobre "A Assis que funciona", mostrei cá, no Blog, que Assis era uma das 60 cidades do Estado de São Paulo com mais empresas ativas. Naquele início de ano tínhamos 11.672 empresas em pleno funcionamento na cidade, crescimento de 10,27% em relação a 2012 (por estarmos em início de janeiro, meu balanço, um ano atrás, referia-se ao comparativo 2012-2013). Os dados, conferidos junto a órgãos como a Junta Comercial do Estado de São Paulo, foram e são levantados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

No cenário comparativo que faço num raio de 200 km Assis fica atrás de Marília e Presidente Prudente, mas à frente de Ourinhos. Temos, hoje, 12.969 empresas em franco funcionamento na cidade, ante 12.295 de Ourinhos. Estamos, pois, com representação de 0,27% do total de 4.788,008 empresas com registro ativo na Junta Comercial do Estado.

Os pessimistas que tanto criticam o potencial da cidade e consideram essas estatísticas insuficientes para dizer que Assis está, sim, bem das pernas, um recado: a 58.a posição da cidade no ranking das 100 localidades com mais empresas ativas em território paulista a deixa à frente de Araras (63.a), Guaratinguetá (65.a), Avaré (69.a), Mogi Mirim (73.a), e Matão (89.a).

O topo do ranking levantado pelo IBPT mostra, óbvio, a cidade de São Paulo em primeiro lugar, com 1,6 milhão de empresas ativas, ou 34,5% do total do Estado. Campinas, com 142 mil empresas, ocupa a segunda colocação. Em seguida vêm Guarulhos, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo. A cidade mais próxima de Assis e com melhor colocação no ranking é Bauru, hoje com 46.499 empresas em funcionamento.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :