sexta-feira, 9 de maio de 2014

Tupãzinho estreia no Tonicão com reforços contratados

Cláudio Messias*

Em 10 dias de trabalho o técnico Tupãzinho começa a dar ao Atlético Assisense a cara e o formato pretendidos para a longa jornada que pretende colocar o clube na Série A-3 de 2015. As mudanças iniciais foram táticas, sábado passado, frente ao Presidente Prudente FC, e já surtiram efeito no sofrido empate de 1x1, fora de casa. Agora, a intervenção do novo treinador é direta, com entrada e saída de jogadores do grupo.

Tupãzinho está trazendo a Assis atletas de sua confiança. Contratado na semana passada, o treinador está atuando em conjunto com o diretor de futebol Pedro Araújo. Juntos, eles têm o aval da equipe gestora do Atlético Assisense para, desde já, formar a base do time que deve dar a arrancada rumo à Segunda Fase. Tupã e Pedro, inclusive, viajaram nessa sexta-feira para Bauru, onde apresentariam, na sede regional da Federação Paulista de Futebol, a documentação completa de 4 reforços que, integrados ao grupo, treinaram sob o comando do auxiliar técnico Alison Moraes no coletivo apronto dessa mesma tarde.

Diálogo mantido com pessoas de minha confiança na FPF, em São Paulo, mostra que é possível que 3 dos reforços estejam listados, no final da tarde, no Boletim Informativo Diário da CBF, tipo de procedimento a que a escalação regular de jogadores está condicionada em todo o território nacional, independente de divisão em disputa. Isso porque a sede regional da Federação em Bauru mantém, em rede, sistema de comunicação online com a sede principal na Barra Funda, em São Paulo, que por sua vez, também online, entra no sistema da CBF para registrar atletas inscritos em seus torneios. Somente se houver pendências contratual ou financeira de um jogador com ex-clube a inscrição fica parada, pendente, impedindo sua escalação ou listagem para jogos oficiais.

Tupãzinho indicou e a diretoria do Atlético Assisense contratou os seguintes jogadores: Elvis, meia, vindo do Novorizontino; Dú Gaio, meia, vindo do Tupã; João Olavo, atacante; e Rafael, goleiro. Somados a eles, Thiago Assis, volante, vindo do Sinop. Das 5 novidades, dois jogadores estão com a documentação em ordem e prontos para estrear domingo, às 10h00, no Clássico do Vale contra o Grêmio Prudente. São eles Thiago Assis, que chegou à cidade há duas semanas, e o goleiro Rafael, que chega para ser opção ao titular Augusto, cujo desempenho agradou Tupãzinho e, também, à diretoria do Falcão do Vale desde sua chegada no derby contra o Vocem (2x0), no primeiro turno.

De acordo com o presidente do Atlético Assisense, Carlos Antunes do Rosário Boi, outros três reforços já estão contratados e dependem de chegada a Assis para a apresentação nominal. São, também, nomes solicitados por Tupãzinho e devem compor os  setores defensivo  das laterais. E, como é natural, os 8 reforços do Falcão do Vale implicam no inchaço do grupo, de maneira que possam ocorrer dispensas. Isso, contudo, dependerá de diálogo com Tupãzinho na segunda-feira que vem, de maneira a evitar que as despesas impliquem em desajustes orçamentários no clube e, consequentemente, os acertos com eventuais dispensados também não onerem a folha salarial, já fechada, do mês de maio.

Boi está otimista com a expectativa criada na cidade de Assis para a estreia de Tupãzinho no comando do Atlético Assisense. De acordo com o presidente, foi traçada uma estratégia que evita dependência financeira da renda de bilheteria, mas não há como negar que um bom público agregue não só em receita implicada da venda de ingressos, mas, principalmente, em ações de marketing dentro do estádio Tonicão. "Temos, além de um excelente profissional, um nome de peso em nosso time, querido por todas as torcidas; até mesmo as rivais do Corinthians, onde fez história", destacou, via redes sociais, comigo, o dirigente.

Para o jogo Atlético Assisense x Grêmio Prudente, o Clássico do Vale, foram confeccionados 3 mil ingressos, ao custo único de R$ 10 (R$ 5, para meia entrada). Considerando o crescimento de 36% em seu público, por partida, no primeiro turno, o Atlético Assisense pode colocar por volta de 1 mil torcedores no Tonicão nessa manhã de domingo, que deverá ter clima agradável e, segundo a meteorologia, temperatura em torno dos 15 graus, com céu intercalando períodos de encoberto e aberto. Manhã, portanto, ideal para ir ao estádio, levar a família e prestigiar esse que já é um dos principais clássicos da região Oeste, principalmente com o Atlético Assisense querendo devolver a derrota (2x0) sofrida no primeiro turno, em Prudente.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :