sábado, 31 de maio de 2014

SITUAÇÃO DE MOMENTO - Osvaldo Cruz vence no Prudentão e rebaixa Bandeirante

Cláudio Messias*

É, realmente, uma pena que o futebol seja decidido no tapetão. Digo isso porque dentro do gramado a Segundona 2014 tem reservado fortes emoções nessa reta final da Primeira Fase. Exemplo caro disso é o jogo que rola, nesse momento, no estádio Prudentão, em Presidente Prudente. Lá, o time homônimo da cidade recebe o Osvaldo Cruz e comprova que não tem condições de avançar no torneio. Os visitantes vencem por 2x0 e mantêm viva a chama da classificação, assumindo, no momento, a terceira colocação no grupo 1.

O Osvaldo Cruz domina totalmente o jogo. Ouço a partida pela rádio Comercial AM, em cadeia com a rádio Clube 750 AM. Eduardo e Vítor fizeram os dois gols dos visitantes, antes dos 37 minutos iniciais. Situações adversas, pois o Osvaldo Cruz entrou em campo sonhando com a classificação, enquanto o PPFC já está eliminado de qualquer possibilidade de classificação. Com os 3 pontos parciais, os visitantes dessa noite, no Prudentão, chegam aos 13 pontos e rebaixam o Bandeirante para a quarta colocação, pelo saldo de gols e, consequentemente, pelos gols marcados.

Esse resultado faz com que o Atlético Assisense mude o foco. Agora, em vez de secar o Osvaldo Cruz, o time de Assis passa a ficar de olho  no desempenho do Bandeirante, a quem venceu ontem, na rodada do final de semana que vem. Na última rodada, o Bandeirante vai a Presidente Prudente enfrentar o Grêmio Prudente, líder absoluto da chave e classificado para a Segunda Fase desde a semana passada. Uma derrota do Bandeirante e uma vitória do Atlético Assisense colocam o Falcão do Vale, daqui a uma semana, no cruzamento de critérios de desempate para ver se pode, independentemente de tapetão do TJD, ser um dos três melhores quartos colocados entre grupos.

Lembrando, apenas, que na tarde desse sábado um dos concorrentes por uma das 3 vagas de melhores quartos colocados entre grupos já caiu. O Suzano foi derrotado, fora de casa, pelo Guarulhos e já está ultrapassado pelo Atlético Assisense no cruzamento técnico. Ou seja, exatamente agora, o Atlético Assisense está vivo na briga por uma vaga na Segunda Fase, o que era totalmente inconcebível ontem, 24 horas atrás. É essa a delícia do universo do futebol.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :