domingo, 4 de maio de 2014

Grêmio, Osvaldo Cruz e Assisense terminam 1.o turno 'classificáveis'

Cláudio Messias*

O desenho do mapa de classificação para a Segunda Fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2014 começa a ser fechado. Nesse domingo está sendo encerrado o primeiro turno da fase inicial, com todos os jogos do grupo 1 já encerrados. A surpresa é o deslanchar do Osvaldo Cruz, que assumiu a vice-liderança. Hoje, Grêmio Prudente, Osvaldo Cruz e Atlético Assisense estariam classificados para a segunda fase. O Vocem dependeria de cruzamento com outras chaves para saber se seria um dos três melhores quartos colocados que também avançam por critérios técnicos. Isso, porém, só será conhecido no início da noite.

O derradeiro jogo do primeiro turno foi encerrado, no estádio Tonicão, com a terceira derrota consecutiva do Vocem. O time de Assis perdeu em casa para o até então vice-lanterna da chave, Osvaldo Cruz, por 2x1. A partida foi emblemática para a equipe visitante, que terminou os 90 minutos com apenas 9 jogadores em campo. Na rádio Clube 750 AM (tive problemas na conexão da Rádio Assiscity Online, cujo sinal caiu demais nessa manhã de domingo) o resultado foi analisado como sendo uma surpresa, pois o máximo que o Azulão da Alta Paulista trabalhava era por um empate.

Agora, o returno começa com 5 jogos decisivos. Para o Atlético Assisense serão três jogos em casa e dois fora. A abertura do segundo turno será domingo que vem, no Tonicão, contra o Grêmio Prudente. Na partida de ida foi 2x0 para os prudentinos. Agora, uma vitória coloca o Atlético Assisense na briga pela liderança da chave. Daí a importância de fazer o dever de casa e, dessa forma, garantir uma boa classificação para a Segunda Fase.

Já o Vocem vai a Presidente Prudente enfrentar o lanterna da chave. Tem missão difícil, pois precisa vencer para voltar à zona estável de classificação, ou seja, ficar entre os três primeiros. Um empate nesse jogo no estádio Prudentão pode permitir que Bandeirante ou Osvaldo Cruz, no outro confronto do grupo, se distanciem ainda mais na busca pelo grupo de elite.

De minha parte, tudo ocorreu conforme análise feita antes da rodada. Torcia por ao menos um empate do Atlético Assisense, ontem, e ele veio, mesmo que sofrido (gol nos acréscimos, de Pedrinho). Não foi surpresa essa derrota do Vocem, time que vi jogar uma só vez, no derby, e que não me agradou em formação e tática. Vai ter de mudar muita coisa para conseguir classificar para a Segunda Fase, coisa que, confesso, eu não previa. Entendia que apesar de tudo, os dois times de Assis iriam para a próxima fase. Agora, contudo, depois de perder para o regular Osvaldo Cruz, o Vocem começa o returno com mais pressão ainda do que começou a última rodada.

Basta olhar para a rodada de daqui a duas semanas e ver que teremos mais um derby, agora Atlético Assisense x Vocem. Nova derrota nesse clássico local praticamente eliminará o Vocem do projeto de conseguir a classificação entre os três primeiros. É, pois, a matemática e os prognósticos colocados em prática. No começo, pode parecer bobagem. Mas, quando a bola rola e as previsões de confirmam, o assunto fica um pouco mais sério.




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :