quinta-feira, 15 de maio de 2014

Federação escala 4 mulheres para bandeirar na rodada da Segundona

Cláudio Messias*

O sorteio de árbitros para a sétima rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2014 traz como novidade a presença de 4 auxiliares do sexo feminino. Nenhuma delas mediará jogos dos dois clubes de Assis, mas essa escala consolida a presença da figura da mulher em um circo historicamente caracterizado como sendo território masculino.

O sorteio feito na sede da Federação Paulista de Futebol nessa quinta-feira colocou duas auxiliares em um só jogo. Bandeirinhas, literalmente em gênero, no confronto Jabaquara x São Bernardo, domingo, às 10h00, no estádio Espanha, em Santos. Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Liliane Aparecida Galindo serão, respectivamente, árbitras assistentes 1 e 2 de José Paulo Canale, árbitro principal.

Tatiane Sacilotti tem um histórico respeitável. Formada em Educação Física, ela pertence ao quadro de árbitros da Federação desde 2004 e, em 2014, 'bandeirou' jogos importantes na Série A-1 do Paulistão. Os tidos times grandes da capital paulista costumam, vamos assim dizer, não ter muita sorte com ela na bandeira. Coincidência, claro, Tatiane ter sido árbitra auxiliar nos jogos São Paulo 0x0 Penapolense, Penapolense 0x0 Corinthians e Ituano 1x0 Santos. Nas três ocasiões, os grandes caíram no Campeonato Paulista. Outra atuação de respeito no currículo de Tatiane foi a atuação no clássico São Paulo 1x0 Palmeiras, no dia 22 de março.

Os torcedores do Atlético Assisense guardam boas lembranças de Tatiane Sacilotti. A árbitra auxiliar atuou, com uma disposição de ficar na memória, no jogo Assisense 3x2 Inter de Bebedouro, no estádio Tonicão, no dia 22 de setembro do ano passado. Esse jogo, domingo, em Santos, entre Jabaquara x São Bernardo será o primeiro de Tatiane na Segundona em 2014.

Já a árbitra auxiliar Liliane Galindo está ganhando espaço e experiência no futebol profissional paulista. Formada em arbitragem em 2012, ele passou a temporada de 2013 atuando nos torneios sub-15, sub-17 e sub-20 do Campeonato Paulista, além do futebol amador. Em 2014 ela foi colocada em partidas de maior expressão, como em três confrontos da Copa São Paulo de Futebol Jr. e em dois na Série A-3. É a primeira vez que ela atua em jogo da Segunda Divisão.

Outro jogo da sétima rodada da Segundona que terá presença feminina na arbitragem é Inter Bebedouro x Barretos, que acontece domingo, às 10h00, no estádio Sócrates Stamato, em Bebedouro. Maria Eliza Correa Barbosa será a auxiliar 1 de Luciano Silva, árbitro principal. Rosto conhecido do torcedor que acompanha o futebol paulista nas telas da TV, Maria Eliza fez, em 2014, o total de 20 jogos entre Copa São Paulo de Futebol Jr. e séries A-3, A-2 e A-1. Pertencente aos quadros da Federação desde 2001, ela tem 34 anos de idade.

Maria Nubia Ferreira Leite será auxiliar 2 de Norberto Luciano dos Santos da Silveira no confronto Nacional x Suzano, em São Paulo, no sábado. Presença constante na escala de arbitragens em 2014, ela migrou desde a Segunda Divisão até as séries A-3, A-2 e A-1. O interessante em sua escala é que a Federação colocou-lhe em 3 jogos na mesma data. Além do confronto Nacional x Suzano, às 15 horas de sábado, ela terá, no mesmo estádio Nicolau Alayon, na capital, atuado em Nacional x Corinthians, às 9h00, pelo Paulista Sub-15, e Nacional x Corinthians, às 10h45, pelo Paulista Sub-17.

Falcão do Vale - O confronto Osvaldo Cruz x Atlético Assisense irá encerrar a sétima rodada da Segundona 2014. No estádio Breno Ribeiro do Val, em Osvaldo Cruz, às 16 horas, Giuliano Dutra Pellegrini será o árbitro principal, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Dênis Antônio Mistrello. Douglas Marques das Flores será o quarto árbitro.

Giulliano Pellegrini tem 36 anos de idade e está nos quadros de arbitragem da FPF desde 2003. Em 2014 ele fez duas atuações pela Copa São Paulo de Futebol Jr. e uma pela Série A-1, no confronto  XV Piracicaba 4x1 Ponte Preta, no dia 30 de janeiro. Desde então, comandou partidas nas Séries A-2, A-3 e nos torneios Sub-15 e Sub-17 do Campeonato Paulista. No dia 11 de janeiro ele já esteve no mesmo estádio Breno Ribeiro do Val, em Osvaldo Cruz, comandando o jogo Rio Claro 2x3 Brasília, pela Copa São Paulo.

Já o auxiliar 1, Alex Ang Ribeiro, igualmente pertencente à tropa de elite da arbitragem da Federação Paulista de Futebol, tem um histórico repleto de partidas importantes em 2014. Também começou a temporada atuando na Copa São Paulo, mas depois consolidou seu espaço na Série A-1, com 8 atuações. A mais impactante delas foi nos 4x1 que a Penapolense enfiou no Santos, em Penápolis.

O auxiliar 2, Denis Mistrello, está tendo um 2014 acanhado. Formado em 2009, ele atuou em algumas partidas das séries A-3 e A-2. Seu histórico mostra o confronto OSvaldo Cruz x Atlético Assisense como estreia na mediação de jogos na Segunda Divisão.

O jogo Vocem x Bandeirante, domingo, às 10 horas, terá como árbitro principal Edson Alves da Silva, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Rodrigo Cosara. Rodrigo Santos será o quarto árbitro.

Liliane Aparecida Gallindo

Maria Eliza Correa Barbosa

Maria Nubia Ferreira Leite

Tatiane Sacilotti



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :