sábado, 3 de maio de 2014

Empate no final eleva Atlético Assisense a vice-líder

Cláudio Messias*

Primeiro, um gol acidental. Depois, um gol heróico. Enfim, um empate em 1x1 que coloca o Atlético Assisense na vice-liderança do grupo 1. É dessa maneira que pode ser definida a partida Presidente Prudente 1x1 Atlético Assisense, no estádio Prudentão, no final de tarde desse sábado.

O resultado final favoreceu, a meu ver, o time de Assis. Somar 7 pontos em 5 jogos pode, em princípio, não parecer um bom negócio. Mas, na conjuntura do grupo 1, a Chave da Morte, foi bom. O time de Assis somou ponto fora de seus domínios e está, agora, na vice-liderança. Por mais que Vocem ou Osvaldo Cruz vençam amanhã, o Falcão do Vale está com uma mão na vaga para a Segunda Fase, doa a quem doer.

 O empate de hoje transfere responsabilidades a Vocem e Osvaldo Cruz, que duelam nesse domingo, no Tonicão, às 10h00. O Assisense tem 7 pontos e só é ultrapassado em caso de vitória do Osvaldo Cruz ou empate do Vocem. Na primeira opção, cai para terceiro, pois o Osvaldo Cruz vai aos mesmo 7 pontos e precisaria fazer apenas 1x0 para passar o Falcão do Vale nos critérios de desempate.

Se o confronto no Tonicão terminar empatado, vantagem é do Vocem, que reassume a vice-liderança, favorecido pelo saldo de gols. Se vencer, vai a 9 pontos, fica com a segunda colocação, mas continua atrás do líder Grêmio Prudente. Se perder, dá o posto de vice-líder ao Atlético Assisense. Desde que a derrota não seja por mais de 3 gols, não perderia a terceira colocação na chave.

Falta, portanto, somente uma partida para encerrar o primeiro turno nesse equilibrado Grupo 1. Vocem x Osvaldo Cruz, amanhã, decidem quem tem mais chances de avançar no returno. O empate de 1x1 nessa tarde de sábado, em Prudente, demonstra que o Atlético Assisense é, definitivamente, uma das forças desse grupo.Para comprovar seu poderia o Vocem precisa vencer, em casa, ao lanterna Osvaldo Cruz.




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :