domingo, 18 de maio de 2014

Empate entre Vocem e Bandeirante abre possibilidade para grupo 1 embolar de vez

Cláudio Messias*

No futebol, dificilmente uma história se repete. Enganou-se, portanto, quem imaginou que o desempenho de alguns clubes na abertura do returno repetiria a forma como o primeiro turno da Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2014 foi iniciado. O Vocem, que goleou o Presidente Prudente (4x0), fora de casa, na sexta rodada, repetindo o desempenho da rodada de abertura do certame, tropeçou nesse domingo diante do mesmo Bandeirante que havia vencido, fora de casa, no primeiro turno. O empate sem gols nessa manhã de domingo embola totalmente o grupo 1 e, a essa altura, consolida apenas uma certeza: a classificação do líder isolado Grêmio Prudente para a Segunda Fase.

Vocem e Bandeirante continuam vice-líderes do grupo 1, desempatados somente nos critérios técnicos. Ambos somam 10 pontos e estão à frente de Osvaldo Cruz e Atlético Assisense, que têm 7 pontos. Essas duas equipes, contudo, enfrentam-se logo mais às 16 horas, no estádio Breno Ribeiro do Val, em Osvaldo Cruz. Quem vencer soma-se a Vocem e Bandeirante com os mesmos 10 pontos. O critério gols marcados definirá quem será vice-líder, terceiro e quarto colocados. No caso do Falcão do Vale, a vitória teria de ter saldo de pelo menos 4 gols de diferença, nessa tarde, para terminar a rodada como segundo melhor time do grupo. Uma vitória por dois gols de diferença já lhe coloca na terceira colocação, à frente do Bandeirante.

Terminada a sétima rodada para Vocem e Bandeirante, agora o momento é de fazer contas. Nesse momento, as duas equipes já têm somente 3 jogos para encerrar a Primeira Fase e podem chegar, no máximo, aos 19 pontos. O Vocem, como visitante, continua jogando no Tonicão e tem o derby com o Atlético Assisense, domingo que vem. Jogará por uma vitória, pois o Bandeirante receberá o frágil Presidente Prudente, em Birigui, enquanto o Osvaldo Cruz duela com o Grêmio Prudente para ver se ainda sobrevive no torneio. Quem vencer seu jogo, entre Vocem e Bandeirante, terá dado passo importante para a classificação. Derrota, a essa altura, representará risco extremo de cair na loteria de ficar com uma quarta colocação que precisa ser uma das três melhores posições no campeonato.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :