sexta-feira, 30 de maio de 2014

Atlético Assisense devolve derrota em Birigui e sobrevive na Segundona

Cláudio Messias*

O torcedor que foi aos dois derbys entre Atlético Assisense x Vocem vai entender o que vou dizer: o Falcão do Vale tem time para estar na Segunda Fase da Segundona 2014. É um time técnico, que joga com a bola no chão e foi superior ao rival de Assis duas vezes; venceu uma, perdeu outra. Aqueles apaixonados por futebol, que vão aos jogos dos dois times de Assis, sabem distinguir as coisas e compreendem o que digo.

Nessa noite, o estádio Pedro Marin Berbel, em Birigui, sentiu a força do time de Tupãzinho. Jogou bola, como sempre tem feito. E não é de hoje que o Assisense vem jogando muita bola, porém com resultados adversos. A própria derrota por 2x0, em pleno Tonicão, no primeiro turno, para o próprio Bandeirante, foi injusta. Eu estava no Tonicão naquela ocasião e critiquei, aqui no Blog, a postura do técnico Alisson Moraes, apático. O Bandeirante fez dois gols, mas quem mandou no jogo foi o Assisense.

Cheguei ao meu apartamento, na noite dessa sexta-feira, sabendo que o placar parcial, aos 40 minutos da etapa complementar, marcava 3x2 para o Atlético Assisense sobre o Bandeirante, em plena Birigui. Conferi com um amigo que estava no estádio Pedro Marin Berbel e, realmente, procedia. E a avaliação que eu recebia, via torpedos de celular era uma só: "seu time é muito bom". Meu amigo, professor universitário, se referia, obviamente, ao Atlético Assisense.

Não tenho, pois, informação sobre os autores dos gols. Cinco gols. Farei a atualização dessa postagem com todas as informações quando receber a súmula eletrônica da partida. O que não deixo de registrar, jamais, é a opinião de meu amigo, em consentimento com o grupo de torcedores do Bandeirante que estava no estádio nessa noite: esse time do Assisense merece estar na Segunda Fase, mais do que o próprio Bandeirante. Ao que concordo, pois até agora só vejo o Grêmio Prudente como melhor equipe, no grupo 1, do que o Falcão do Vale. É a realidade, e os dois derbys comprovam o que digo.

É bom dizer que essa vitória do Atlético Assisense elimina qualquer chance de o Presidente Prudente sonhar com a classificação. Ou seja, o rival prudentino foi eliminado pelo Falcão do Vale. E será o adversário de domingo que vem, na última rodada, no estádio Tonicão. Oportunidade de fazer mais 3 pontos e ampliar o saldo de gols. Fator, esse, primordial para qualquer plano de chegar à próxima fase no cruzamento de critérios de desempate previstos no regulamento.

Para quem ainda faz contas, o Atlético Assisense venceu hoje mas pode ser novamente colocado como passível de eliminação caso o Osvaldo Cruz vença, em Presidente Prudente, o time local às 19 horas desse sábado. Um empate nesse confronto favorece o Falcão do Vale, mas o ideal continua sendo que o PPFC vença, e por placar superior ou igual a 2 gols, pois assim o time de Assis terminaria a rodada na quarta colocação. De olho nos outros grupos, empates de Jabaquara, União Suzano e São Bernardo colocam o Atlético Assisense em uma condição em que passa a depender das próprias pernas para classificar.

O mais difícil, portanto, já foi feito, que era vencer o Bandeirante em plena Birigui. Agora, dignidade nos trabalhos e que a cidade de Assis acolha melhor o time que a representa, sucessiva e ininterruptamente, há 13 anos. A Multi-Ar, minutos atrás, garantiu que todas as condições serão dadas para que o clube que escolheu para patrocinar avance e leve o nome de Assis adiante. Futebol, clareza e transparência o Falcão do Vale tem, e de sobra. E com certeza não estará no TJD para perder pontos por falcatrua. A semana vindoura promete.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Um comentário :

Unknown disse...

Realmente o Assisense merecia melhor sorte, pois está jogando um futebol melhor que os adversários. Torço pelos dois times de Assis, e embora ache o VOCEM um time mais "encorpado", o Assisense joga um futebol mais bonito de se assistir. Torço muito que os dois times de Assis avancem e acredito que ainda dá para o Assisense.