sábado, 31 de maio de 2014

Assisense de olho no Prudentão, para passar Osvaldo Cruz

Cláudio Messias*

Daqui a pouco, Presidente Prudente x Osvaldo Cruz entram em campo, no estádio Prudentão, pela nona rodada da Segundona 2014. A torcida de Assis está de olho nesse confronto, pois, dependendo do resultado, o Atlético Assisense assumirá a quarta colocação no grupo 1, voltando à zona de classificação para a Segunda Fase do torneio. Ontem, o Falcão do Vale fez 3x2 no Bandeirante, em pleno estádio Pedro Marin Berbel, em Birigui, e voltou à briga por um lugar na próxima etapa dessa que é a última divisão do futebol paulista. Nesse jogo de sábado à noite a transmissão (19h00), ao vivo, será da Rede Vida de Televisão.

O mandante PPFC entra no gramado do Prudentão já eliminado. Com 6 pontos, pode chegar ao máximo de 12 ao final da Primeira Fase e, assim, não encontra-se na zona de pontuação das demais equipes que brigam por uma das 3 vagas como melhores quartos colocados em suas respectivas chaves. Essa condição de eliminado foi gerada pelo próprio Atlético Assisense, que com os 3 pontos de ontem, em Birigui, chegou aos 10 pontos e não pode mais ser ultrapassado pelo Presidente Prudente, que, por sinal, é seu adversário da última rodada, domingo que vem, na rodada de encerramento da Primeira Fase. Dentro dessa premissa, claro, trabalho com a hipótese de que o time prudentino não vencerá  no Tonicão, nesse derradeiro jogo do dia 8 de junho.

A vitória do PPFC frente ao Osvaldo Cruz é importante porque deixa o atual último colocado na mesma pontuação e, principalmente, reduz seu saldo de gols. É o único quesito que mantém o OSvaldo Cruz em vantagem em relação ao Atlético Assisense, que tem os mesmos 10 pontos na classificação. Ambas as agremiações têm saldo negativo de gols, mas o Assisense apresenta 4 tentos negativos e o rival, 2. Isso significa que uma vitória por 2 gols de diferença, por parte do time prudentino, recoloca o Falcão do Vale na quarta melhor campanha da chave, vivo para, na última rodada, brigar por uma das 3 vagas na Segunda Fase.

Arbitragem - Considerando os comentários que ouvi sobre a arbitragem falha, ontem, de Bandeirante 2x3 Atlético Assisense, é bom ficar de olho no quarteto que apitará Presidente Prudente x Osvaldo Cruz, daqui a pouco. O apito ficará com Paulo Estevão Alves da Silva, conhecido do Falcão do Vale. Ele foi árbitro principal do embate Atlético Assisense 2x2 Tupã, ano passado, no estádio Tonicão, dia 18 de maio. Eu estive lá naquele jogo e defino esse árbitro como fraco, sem pulso firme e suspeito. Pode, contudo, surpreender hoje. Será auxiliado por Fernando Leonardi de Morais e Leonardo Augusto Villa. O quarto árbitro será Wagner Francisco Salviano da Silva.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :