quarta-feira, 7 de maio de 2014

Árbitro da A-1 apitará clássico Assisense x Grêmio Prudente, no Tonicão

Cláudio Messias*

Terminada a temporada da Série A-1 a Federação Paulista de Futebol vai, aos poucos, distribuindo sua tropa de elite de arbitragem entre os campeonato ainda em disputa. É dessa forma que o árbitro Luciano Monteiro dos Santos chega a Assis para comandar aquele que é um dos maiores derbys da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Ele mediará, nesse domingo, o confronto entre Atlético Assisense x Grêmio Prudente, no estádio Tonicão, às 10h0. O vencedor desse confronto terá dado passo importante rumo à Segunda Fase do torneio.

Luciano dos Santos virá a Assis tendo como auxiliares Marcelo Zamian de Barros e José Soares de Miranda. O quarto árbitro será Alces Lopes Júnior. Marcelo Zamian de Barros atuou, em 2013, na emblemática derrota do Atlético Assisense para o Presidente Prudente, na abertura do returno da primeira fase da Segundona. Foi no dia 1.o de junho do ano passado, quando o Falcão do Vale tomou 3x1 do time prudentino, com transmissão em rede nacional pela Rede Vida de Televisão numa noite de sexta-feira. Em 2014, Zamian já atuou em partida do grupo 1, na derrota do Osvaldo Cruz, em casa, para o Bandeirante, por 2x1, dia 6 de abril. O auxiliar 2 não tem, no histórico, atuação em jogos de Assisense ou Grêmio Prudente.

O árbitro principal do clássico desse domingo tem, no currículo, histórico de atuações em jogos da Série A-1 do Campeonato Paulista. Nessa temporada de 2014, por exemplo, fez 11 jogos pela principal divisão do futebol paulista. Pela A-2 foram 4 partidas e pela A-3, duas. Esse retrospecto de atuação, primeiro, nas séries superiores do Paulistão repete-se, na trajetória de Luciano dos Santos, desde o ano passado. Nascido em 1980, ele é formado em arbitragem desde 2004.

Em Presidente Prudente, no sábado, o confronto Presidente Prudente FC x Vocem terá comando de arbitragem de Eduardo Pereira de Araújo, auxiliado por Miguel Cataneo da Costa e Rafael Penatte. O quarto árbitro será Givaldo Alves dos Santos.

Foto: Federação Paulista de Futebol

Luciano dos Santos (o primeiro, à esquerda) já 
apitou Presidente Prudente 3x1 Assisense, em 2013



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :