sexta-feira, 11 de abril de 2014

Vocem vence o Bandeirante, o racismo em Birigui e é líder

Cláudio Messias*
 
O Vocem, de Assis, é o primeiro time da Segunda Divisão de 2014 a somar 100% de aproveitamento em duas rodadas. O Esquadrão da Fé foi a Birigui e não incomodou-se com aquele que é um dos maiores clássicos das divisões inferiores do Campeonato Paulista e enfiou 2x0 no arquirrival Bandeirante. O episódio mais lamentável ficou por conta das arquibancadas, com acusações de provocações racistas lançadas pela torcida local contra o banco de reservas do clube de Assis.
 
Acompanhei a transmissão do jogo pela Rádio Assiscity Online, que cobriu Bandeirante 0x2 Vocem com exclusividade. Senti um jogo equilibrado na etapa inicial, com o Bandeirante tendo mais domínio de bola, mas o Vocem perdendo as duas mais claras chances de gol. Foi aos 37 minutos iniciais que o árbitro parou o jogo, diante de confusão no banco do Vocem. Jogadores reservas e membros da comissão técnica de Assis reclamaram e pediram registro em súmula de provocações definidas como racistas vindas das arquibancadas. O caso, aparentemente, vai parar na delegacia ainda nessa noite de sexta-feira.
 
No retorno ao segundo tempo o repórter Carlos Perandré, que estava no gramado do estádio Pedrão, em Birigui, transmitindo para a Rádio Assiscity Online, definia o jogo como favorável ao Vocem, que aprimorava o passe e mantinha mais posse sobre a bola. Foi assim que aos 27 minutos da etapa completar Tiago abriu o placar para os visitantes, levando à ira a torcida local. Para agravar ainda mais a situação, aos 46 minutos Eltinho ampliou para 2x0 e garantiu ao Vocem, além de 100% de aproveitamento, bom astral para o jogo de daqui a 10 dias, contra o Atlético Assisense, no Tonicão, no derby local.
 

 
*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Um comentário :

Anônimo disse...

Vamos DETONAR seu assisense.. Agora vc quer falar bem do VOCEM né, seu cara de pau...........