domingo, 20 de abril de 2014

Osvaldo Cruz segura o Grêmio Prudente e devolve liderança ao Assisense

Cláudio Messias*

Engana-se quem pensa que os ânimos ficaram acirrados somente em Assis, no derby Vocem 0x2 Atlético Assisense. No fechamento da terceira rodada o confronto Osvaldo Cruz 1x1 Grêmio Prudente terminou com confusão após o apito final. Jogadores dos dois lados se exaltaram e tentaram acertar as contas da pior forma possível: no braço.

Acompanhei a transmissão do jogo por intermédio de dois canais. No primeiro, 45 minutos com a transmissão da Rádio Clube 750 AM, de Osvaldo Cruz, com o Grêmio Prudente à frente do placar com 1x0. No segundo canal, mais uma vez prestigiei o excelente trabalho dos amigos cronistas esportivas da Rádio Comercial AM, de Presidente Prudente. No placar final, empate do Osvaldo Cruz e 1x1 no definitivo.

A reclamação geral em Osvaldo Cruz incidiu sobre a arbitragem. A comissão técnica, em especial o técnico China, reclamou de intervenções dos homens do apito. China, inclusive, teceu, na entrevista coletiva final, nos microfones, críticas à Federação Paulista de Futebol, lamentando a falta de voz dos clubes da Segundona na instituição. Indiretamente, o treinador criticou episódios recentes envolvendo a própria Segundona. Era uníssono o descontentamento com a influência, negativa, da arbitragem, escalada pela Federação.

A igualdade no placar do estádio "Breno Ribeiro do Val" favoreceu ao Atlético Assisense. No prognóstico dessa terceira rodada eu havia sinalizado para o lado positivo de um eventual empate em Osvaldo Cruz. Tanto Vocem quanto Atlético Assisense seriam beneficiados, uma vez que o Grêmio Prudente ficaria - e ficou - retido com 5 pontos. Isso agora se confirma, pois com o resultado desse último confronto o Atlético Assisense segue na liderança do grupo 1, superando o Vocem nos critérios de desempate. Muito respeito, contudo, com esse Grêmio Prudente, pois ninguém segue invicto, em um campeonato tão instável, por mera casualidade. Prudente terá, pois, um representante na Segunda Fase.

É bom, outrossim, ressaltar quais critérios de desempate são esses que colocam o Atlético Assisense na liderança. Consta, no soberano Regulamento da Segunda Divisão, que em eventual igualdade de campanha entre equipes deva ser aplicado um conjunto de critérios. Antes de adentrar a eles, ressalte-se que em classificação parcial o primeiro elemento de desempate é confronto direto entre as agremiações envolvidas. Somente então aplicam-se os critérios, que são os seguintes: maior número de vitórias, maior número de saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e, por fim, sorteio da FPF.

Os próximos confrontos da Segundona, pela quarta rodada, mostram jogo já no sábado, com Grêmio Prudente x Vocem, às 16h00, no estádio Prudentão. No domingo, às 10h0, o Atlético Assisense recebe o Bandeirante, no Tonicão. Novamente, a rodada terá desfecho em Osvaldo Cruz, com o clube local recebendo o Presidente Prudente



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :