terça-feira, 25 de março de 2014

SEGUNDONA - Atlético Assisense cumpre prazo final para inscrição de jogadores

Cláudio Messias*

Os 38 clubes inscritos para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, temporada de 2014, têm até amanhã, quarta-feira, 26 de março, para providenciar a documentação relativa à contratação dos jogadores que irão atuar na primeira rodada do torneio, marcada para daqui a 12 dias. A formalização de todos esses contratos profissionais tem de ser feita diretamente na sede da Federação Paulista de Futebol, na Barra Funda, em São Paulo.

De acordo com o Regulamento da Segundona, há dois prazos que precisam ser respeitados pelos clubes que estão em situação regular junto à Federação. O primeiro vence amanhã, visando à estreia no torneio, e o segundo, dia 6 de agosto, a partir de quando não serão mais permitidas contratações. É o que está previsto no artigo 16 do Regulamento, consentido pelas 38 agremiações que iniciaram o calendário de 2014 dentro das exigência formais estabelecidas para as competições do futebol paulista.

Os jogadores que não forem inscritos até amanhã podem, portanto, ter o registro feito após essa data, com a condição de que somente poderão atuar a partir da segunda rodada. Vale ressaltar que os critérios de disputa dessa que é a quarta e última divisão do Campeonato Paulista preveem que somente podem ser inscritos jogadores nascidos a partir de 1991. É aberta exceção máxima de 3 atletas que, por conseguinte, tenham, no ato do registro na Federação e durante a disputa do torneio, idade superior a 23 anos.

O Departamento de Registros da Federação Paulista de Futebol protocola documentação até as 17 horas, diariamente. Ou seja, a partir desse horário, amanhã, o clube que não tiver inscrito número mínimo de atletas não poderá estrear na primeira rodada, ficando susceptível às punições previstas em regulamento. Não é o caso do Atlético Assisense, que compõe o Grupo 1 da Segundona ao lado, hoje, de Bandeirante (Birigui), Grêmio Prudente, Osvaldo Cruz e Presidente Prudente.

De acordo com Roberto Amorielli "Mé", diretor do Falcão do Vale, o clube de Assis iniciou a observação de atletas em janeiro e, com a apresentação do elenco, há duas semanas, houve tempo suficiente para definir aqueles que seriam contratados para a estreia e avançar no protocolo da documentação para que os prazos fossem cumpridos e, assim, os procedimentos de última hora não gerassem atropelos nem dependência de decisões de última hora. O dirigente ressalta que o grupo ainda não está fechado e que a chegada de reforços dependerá do andamento da equipe no primeiro turno da primeira fase.

O Atlético Assisense estreia na Segundona já no sábado, dia 5 de abril, jogando fora de seus domínios. O Falcão do Vale vai a Presidente Prudente enfrentar o reestruturado Grêmio Prudente, no estádio Prudentão. Como preparação, diretoria e comissão técnica terão ao menos duas oportunidades para observar o elenco que, já registrado na Federação e com a documentação regular, está apto a fazer o jogo inaugural. A primeira delas é amistoso a ser realizado logo mais às 15 horas, em Pedrinhas Paulista, contra o Precatu, da divisão de acesso do Campeonato Paranaense. A outra, é jogo-treino contra a forte equipe do MAC, que briga para chegar à Primeira Divisão do Paulista. Esse confronto está agendado para quinta-feira, às 17 horas, no estádio Abreuzão, em Marília.

Foto: Acervo CAA

Os jogadores foram apresentados à comissão técnica 
há duas semanas e inscritos com antecedência na Federação


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :