sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Cultura FM vai voltar em 2014

Cláudio Messias*

Deve durar menos de um ano a agonia dos ouvintes de rádio de Assis e região que viram, ouviram e assistiram a extinção da rádio Cultura FM do dial de emissoras de frequência modulada. Hoje, no Diário Oficial da União, está publicado o Decreto 8.139, que extingue a frequência de Ondas Médias e repassa todas as emissoras dessa classe de operação a três novos níveis de FM. O período de transição das faixas será autorizado a partir de janeiro de 2014 e deve delongar por 5 anos.

O vigor desse decreto, assinado ontem pela presidente Dilma, permite que a Rádio Cultura de Assis Cultura AM solicite ao Ministério das Telecomunicações a transição para o FM. Ontem à noite, o odontologista e vereador Eduardo de Camargo Neto, o Camarguinho, fez postagem nas redes sociais anunciando que "a Cultura FM vai voltar". Filho de Antônio José de Camargo e Anamélia Camargo, proprietários do Sistema Cultura de Comunicação, Camarguinho jamais escondeu a insatisfação com relação à venda, no início do ano, da Cultura 2 FM a um grupo paranaense de comunicação.

Mantive contato com Camarguinho pelas mesmas redes redes sociais, porém, o que é compreensível, não obtive retorno nas perguntas que fiz sobre as postagens. Mas, amigos que somos, sei de seu sonho em ver o retorno da emissora de rádio FM que fundou quando ainda jovem, em 1980. O político, radialista e profissional da saúde é sabedor da ampla preferência do público de sua antiga emissora por uma programação que não inclua gêneros musicais como sertanejo universitário, pagode, funk e ritmos popularescos. Ouvintes que desde a extinção da Cultura FM procuraram opções online, ou seja, na internet, para suprir a ausência de emissoras locais e regionais com programação que atenda a esse gosto específico.

De acordo com o decreto publicado hoje no Diário Oficial da União a nova Cultura FM seria enquadrada na Classe A 3, mesma faixa em que ficaria a Difusora AM, caso a outra emissora de Ondas Médias de Assis também solicite a transição de faixa. Nem todos os aparelhos de rádio, contudo, estarão aptos a receber o sinal. É que na concessão feita pelo Ministério das Comunicações as novas emissoras FM serão lançadas em dois canais que hoje pertencem a grupos de comunicação do setor televisivo. Essas emissoras de TV migram para o sistema de TV digital, deixam lacunas abertas no dial e, assim, as rádios AM passam a operar ali, gradativamente, conforme a demanda de solicitações.

Meu amigo João, da Gransom, empresa de assistência técnica localizada na rua André Perine, aqui em Assis, explicou-me que principalmente os rádios de automóveis têm faixa com esse canal em que serão lançadas as novas FMs. Não são todos os rádios automotivos, mas, sim, parte deles. Aparelhos portáteis de rádio comprados, por exemplo, em bancas de camelôs, também contêm essa faixa específica para captar o som stereo das emissoras abertas de TV. Certo, mesmo, é que todos os aparelhos de telefonia celular dispõem de tecnologia para captar qualquer tipo de faixa em frequência modulada.

Atualmente, a Cultura AM mantém o perfil de programação gospel, com horários comercializados junto a igrejas evangélicas. Essa transição comercial da emissora da família Camargo esvaziou a audiência da Cultura, que registra índices razoáveis de sintonia somente com os programas jornalísticos como o Giro da Manhã, levado ao ar às 7h00 e reconhecido na cidade como um dos melhores e mais eficazes do gênero, tendo na equipe jornalistas como Reinaldo Nunes, Alves Barreto, Leonardo Victorino Neto e André Luiz do Carmo.

Meses atrás foi forte a especulação sobre uma nova transação comercial envolvendo o grupo paranaense que comprara a Cultura 2 FM e a família Camargo. Os paranaenses teriam interesse em adquirir também a Cultura AM, sabedores que eram da vindoura decisão do governo federal de transformar as emissoras AMs em FMs. A principal resistência para o desfecho no negócio ficaria centrada em Eduardo Camargo Neto, que, como dito, jamais conformou-se com o fim da emissora que fundou. Aparentemente, o negócio não foi concretizado e tende a ser engavetado.

Fica a dúvida, porém, se a Cultura FM continuará com a fatídica programação gospel que a fez perder parte considerável do público que a construiu historicamente ou se reabrirá comercialmente para a audiência que a fez diferenciar de todas as demais emissoras FM da região nos últimos 33 anos. De minha parte, torço e coloco-me à disposição para ajudar em um projeto que a recoloque no mirante das emissoras que ofereçam música e programação de qualidade, pois tradição, equipe e competência a família Camargo tem para isso, e de sobra.



Imagem: Blog do Messias


Caixa, à esquerda, feita para sorteio de perguntas de debate 
com candidatos a prefeito de Assis em 2004, época de 
minha última passagem pela Cultura AM



Imagem: Blog do Messias

Aparelho de rádio que usei durante anos como comentarista esportivo 
da Cultura AM, principalmente na cobertura das equipes Conti Assis, de basquete, 
e Clube Atlético Assisense, de futebol. No detalhe, faixa do aparelho 
que sintoniza som stereo das emissoras de TV e para onde serão lançadas 
as frequências das novas emissoras FM, hoje AM.


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Um comentário :

Sérgio N. Stampar disse...

Faz falta uma rádio mais informativa aqui em Assis!