terça-feira, 8 de outubro de 2013

Unip, a caçula, supera veteranas de Assis no Enade

Cláudio Messias*

Chegou o momento em que as instituições superiores de ensino mostram quem tem mais garrafas vazias para vender. A divulgação do Exame Nacional de Desempenho, o Enade, mostra a suficiência das faculdades na formação de seus futuros egressos. Entre as universidades públicas, cujos estudantes boicotam a avaliação na maioria dos cursos avaliados, os resultados não têm tanto impacto. Mas, entre as instituições particulares, avaliações positivas ou negativas podem representar maior ou menor demanda de matriculados nas novas turmas.

No mercado universitário privado de Assis a Unip continua surpreendendo. Com pouco mais de dez anos de atividades na cidade a instituição apresenta melhora gradativa na avaliação de seus cursos superiores plenos. Já é suficiente, por exemplo, para deixar as outras duas instituições privadas locais, ou seja, Ieda e Fema, para trás. Isso, claro, nos cursos submetidos a avaliação em 2012. 

Mas, em contrapartida, é da Unip um dos dois cursos com pior média na cidade: Psicologia, que assim como o curso homônimo da Unesp ficou com nota final 1.

Dois cursos superiores de Assis ficaram com nota 5, máxima. E os dois estão no rol de graduações oferecidas pela Unip. Destaque para Administração, que teve nota bruta de formação 51,9, com 23 estudantes avaliados. Já o curso de Ciências Contábeis da instituição levou para avaliação 13 discentes, com destaque à nota padronizada de componente curricular, de 45,5.

É da Unip/Assis, também, o terceiro melhor curso avaliado na cidade. Direito submeteu 17 estudantes à avaliação, atingindo conceito 4. A nota bruta de formação é a melhor entre todos os cursos avaliados em Assis nessa edição do Enade: 55,38, dando sólido referencial de apreensão, pelos discentes, de conhecimento avaliado.

O IEDA teve dois cursos avaliados. O melhor classificado é Administração, com conceito 3. Já o curso de Ciências Contábeis fechou com conceito 2, ou seja, abaixo da média mínima considerada ideal pelo Ministério da Educação.

A FEMA, que é uma autarquia municipal, ou seja, é de caráter privado porém vinculada às políticas públicas do município de Assis, teve um só curso avaliado: Administração. E não foi bem. O conceito 2 correspondeu ao que foi avaliado no maior contingente entre todos os cursos da cidade submetidos ao Enade 2012. Ao todo, 60 estudantes da Fema fizeram as provas no ano passado, apresentando, por exemplo, o segundo pior componente curricular (considerando que o desempenho da Unesp é referente a boicote estudantil).



SERVIÇO: Lista completa com todos os cursos e instituições avaliados. Para baixar, clique no link abaixo:

http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/planilhas/2012/conceito_enade_2012.xlsx



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :