sábado, 5 de outubro de 2013

Assisense empata com Cotia e torce, agora, pela Inter

Cláudio Messias*

Havia três situações distintas para o Clube Atlético Assisense hoje, na abertura do returno da quarta fase da Segundona do Paulistão 2013: a glória, o nem-cheira-nem-fede e o caos. Deu a segunda opção. O time de Assis foi a São Paulo jogar no estádio alugado da Rua Javari, contra o mandante sem-estádio Cotia. Precisa vencer para manter-se vivo na disputa pela segunda vaga do grupo, mas caso perdesse daria adeus antecipado a esse sonho. O empate nem cheirava, nem fedia; apenas piorava a situação. E piorou.

Agora o Assisense tem somente 6 pontos a disputar e vê o Cotia dois pontos à frente na classificação. Fica de olho no jogo de amanhã, entre Água Santa x Inter. E é daí que sai a situação mais cômica. Explico.

A Inter é a atual lanterna do grupo 20, três pontos atrás do Assisense. Vai a São Bernardo enfrentar o líder Água Santa, para quem perdeu, uma semana atrás, de virada, em casa, ou seja, em Bebedouro. Para o Assisense é interessante que a Inter milagrosamente vença o jogo, pois assim mantem-se viva na disputa pela vaga e joga, na quarta-feira, com sangue nos olhos diante do algoz Cotia. Só que essa vitória de amanhã sobre o Água Santa coloca a Inter com 4 pontos, junto com o Assisense, mas saldo de gol negativo menor. Ou seja, o Assisense cai para a lanterna do grupo 20. Um simples empate, amanhã, e a chance da Inter passa a ser nula.

O Assisense paga o preço de ter perdido em casa domingo passado. Agora, vê o Cotia na cômoda situação de poder, na próxima rodada, vencer a Inter e ir para a última rodada dependendo de apenas um empate frente ao Água Santa para não ser mais alcançado pelo Assisense. E empatar, foi confirmado hoje, é o forte do time de Cotia, um dos mais marrentos que vi atuar nessa Segundona de 2013.

Já o time de Assis tem a missão da vida: vencer o Água Santa sabendo que o Cotia tende a igualmente bater a Inter. Feito isso, que seria a maior conquista do ano do Assisense, ir para a última rodada com a obrigação de vencer novamente a Inter, só que agora em Bebedouro, de olho em uma vitória do Água Santa sobre o Cotia. Continuemos, pois, com a calculadora e o terço na mão, pois fazer contas continua sendo insuficiente. Vamos rezar.

O jogo - Cotia 0x0 Assisense foi um jogo fraco. O mandante levou a partida para um estádio tradicional, da Rua Javari, onde paga aluguel pelo fato de ter seu próprio estádio interditado, situação vergonhosamente aceita pela Federação Paulista de Futebol. O estádio de hoje é tradicional, mas seu gramado continua péssimo. Ainda mais em dias de chuva como os dessa semana que se encerra na capital.

Gramado péssimo por gramado péssimo, o do Tonicão também é e, então, mudemos o foco. O Cotia mandou no jogo até os 22 minutos iniciais, dando a entender que era ele que precisava da vitória, e não o Assisense. Nenhuma novidade, pois é dessa forma que o técnico Venâncio arma sua equipe nos jogos fora de Assis. A partir da segunda metade da etapa inicial os jogadores de Assis passaram a ter as melhores chances, sempre com a bola passando pelos pés do excelente Kairo. Ele, inclusive, foi tentar cruzar pela esquerda, aos 39 minutos, e acertou o travessão do bom goleiro Veloso.

No primeiro tempo o Assisense fez 3 finalizações a gol, contra 2 do Cotia. O time de Assis cometeu 5 faltas, ante 9 dos mandantes. Nos escanteios foram 3 do Falcão do Vale e 1 dos donos da casa.

Na volta para o segundo tempo havia outro jogo no estádio da Rua Javari. Assisense e Cotia partiram para o jogo franco, com predomínio de avanços do time de Assis. Foram, ao todo, 5 chances claras de gol para os dois lados. Destaque para o chute de Kairo, pela esquerda, entrando na grande área, para excelente defesa do goleiro Veloso, do Cotia, aos 16 minutos finais. Pelo lado do Cotia a melhor oportunidade saiu aos 47 minutos, com Toni, que de frente para Carlão despachou a bola por cima do travessão.

Na etapa complementar o Assisense foi mais faltoso, cometendo 9 infrações, ante 8 do Cotia. O time de Assis finalizou 6 vezes, contra 4 do Cotia.

Aos 20 minutos de jogo, a meu ver, o técnico Venâncio repetiu a equivocada estratégia de retirar Kairo do jogo, colocando Dainan no lugar. Tudo bem, essa substituição vem sendo feita ao longo do campeonato e dá maior movimentação de criação pelo meio, mas, como sempre, Jaílton fica sozinho na frente, isolado. Com Kairo em campo o Assisense fazia uma triangulação perfeita com Jaílton e Andrei, o que dava volume e qualidade nas jogadas de ataque. A partir das saídas de Kairo e Andrei esse conjunto ficou totalmente comprometido. No meu time, Kairo só sairia por contusão, ainda mais se Jaílton estiver em campo. Esse é o aspecto que meu olhar sobre o futebol do time mais distancia da visão de jogo que tem o técnico Venâncio que, ressalto, não teve responsabilidade sobre o empate sem gols dessa tarde.

Já temos o primeiro frigir de ovos nesse grupo 20, com a abertura do returno. O Cotia deu mostras de que tinha no empate uma vitória e e isso, na minha opinião, deve ser interpretado pelo elenco do Assisense como um fator de respeito. Não tenho a menor dúvida de que com 11 jogadores em campo, domingo passado, o Assisense teria vencido a esse mesmo Cotia, favorecido pela vergonhosa interferência do auxiliar 2, que em conjunto com o árbitro principal daquele confronto deveria ser afastado enquanto se investiga direito o ocorrido. O Cotia, claro, é uma boa equipe e não partiu para a vitória, estrategista que é. Se tivessem perdido o jogo uma semana atrás com certeza teriam mostrado outro futebol hoje, como mostraram frente ao Água Santa, na abertura da quarta fase. Mas, no meu entendimento, é mais um bom time, está um patamar acima do Assisense, só que se bobear fica, sim, sem a vaga.

Ao Assisense compete voltar pra casa, esfriar a cabeça e traçar uma estratégia para vencer o bom Água Santa. Não sem antes mirar o jogo de amanhã, Água Santa x Inter, uma vez que pode ser interessante pensar em uma reabilitação da Inter, já que a mesma vai até o Cotia, na quarta,e  precisa ter ânimo para não sofrer mais uma humilhante derrota.

Por fim, o Assisense, como eu disse na postagem anterior, está vivo, mas respira por aparelhos. Se há vida, há esperança.

Cobertura - O jogo Cotia 0x0 Assisense foi assistido por mais de 100 internautas de Assis que acessaram o site da STI Esporte. Sem emissoras de rádio daqui cobrindo o time de Assis, a empresa de marketing esportivo com sede em São Bernardo do Campo teve audiência total nas duas horas em que ficou no ar. Segundo o jornalista José Alves, responsável pela equipe, é possível que a STI venha a Assis para a cobertura de Assisense x Água Santa, dependendo do desfecho da rodada, amanhã, no jogo frente à Inter.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.


7 comentários :

CARLINHOS TV INFOCO disse...

NUNCA VI RATO ENGOLIR JAVALI! CLAUDINHO, O BOLA NA MESA DA TV INFOCO QUE ESTÁ A 13 ANOS NO AR, SEM NENHUM ESTUDO, FACULDADE, MESTRADO, DOUTORADO, OU QUALQUER TIPO DE APRENDIZADO, MAS, TRANSMITIMOS AO VIVO EM TEMPO REAL COM APENAS 2 SEGUNDOS DE ATRASO, PARA UM NÚMERO DE 400 A 800 INTERNAUTAS! NÃO TENHO CONDIÇÕES DE POR MAIS VISUALIZAÇÕES, POIS FAÇO POR AMOR E COM QUALIDADE! SE VOCE QUISER ASSISTIR O PRÓXIMO,ESTAREMOS TRANSMITINDO: www.tvinfoco.com.br - PODE ACESSAR!
CASO VOCÊ NÃO CONSIGA ENTRAR, AO LADO TEM " DESENHADO ", PARA VOCÊ ENTENDER! VOCÊ VERÁ O BELO TRABALHO MEU, DO CÍCERO MOTTA, IVAN SERRA E MATHEUS PAIVA. QUE NO DIA DE HOJE TRANSMITIMOS AO VIVO DIRETO DA RUA JAVALI! HÁ 13 ANOS POR AMOR FAZENDO O QUE GOSTAMOS! DESDE A 5 HORAS DA MANHÃ NA ESTRADA, SEM GANHAR NADA, COM DESPESA PRÓPRIA, PARA INFORMAR O TORCEDOR ASSISENSE!
OBRIGADO!
CARLINHOS LOXURIA

anderson disse...

Corrigindo vc,uma vitoria do agua santa hoje é normal,ai na quarta vitoria do assisense e do cotia,chega na ultima rodada,o assisense precisando vencer a elimanada inter,pelo menos um empate no outro jogo,ai terminava assim.

Agua Santa 11
Assisense 10
Cotia 10
Como uma vitoria a mais que o cotia o assisense subiria,mas futebol é cheios de supresa,mas na minha opinião a situação do assisense não tá tão feia assim

Blog do Messias disse...

Carlinhos, tenho ótimas referências sobre o trabalho de Cicinho e Ivan Serra, assim como imagino que Matheus Paiva igualmente seja profissional e ético. Não é preciso passar pela academia para ser bom, pois os jornalistas esportivos com quem aprendi alguma coisa na vida são autodidatas. Chico de Assis, Jairo dos Santos, Homero Rabelo, Alves Barreto, Carlinhos Perandré são alguns dos exemplos de nomes que me vêm à mente nesse momento.

Sobre a transmissão do TV InFoco, bom saber que há essa opção. Cicinho havia feito postagem no Facebook em alusão à cobertura de ontem, mas como estamos testando alguns softwares e observando o trabalho da STI, que cobre a Segundona desde.

A transmissão da STI comprovou que quanto mais opções houver, melhor. Se você teve essa média de acessos que diz registrar ontem, a empresa do ABC também obteve marcas parecidas. Comprovação disso foi o "abraço" que a equipe enviou, ao vivo, a personalidades de Assis que postaram mensagens de apoio ao Assisense no portal da STI. Pessoas que, talvez, sequer sabia que a TV Infoco lá estaria. Ou se sabiam, preferiram o trabalho da STI. Democracia da comunicação é exatamente isso. Há materiais "desenhados" na internet que explicam isso, caso você queira ler sobre o assunto. Bem procurado, também pode haver audio-livro.

Sobre você colocar dinheiro do bolso para fazer o que faz, novidade nenhuma. Todos dedicamos nosso tempo e dinheiro pela causa do futebol de Assis. No meu caso, desde 1985, cruzando esse Estado com Vocem, Assisense e Conti/Assis. Apenas não acho necessário ficar tocando nesse assunto de deixar claro que fazemos de graça, porque a audiência não tem nada a ver com nossas paixões; o que importa é a informação que chega.

Em tempo: é estádio da Rua JavaRi.

Anônimo disse...

Assisti ao jogo ontem e fiquei impressionado com a qualidade e tempo das imagens. prabéns TVINFOCO.


E Como disse o Messias: Enquanto houver vida há esperança. Vamos lá Assisense.

Blog do Messias disse...

Anderson:

Essa é uma das possibilidades, perfeito. O Assisense, de qualquer forma, continua dependendo dos outros confrontos para manter-se vivo. Nessa suposição de Assisense e Cotia terminarem com 10 pontos, o saldo de gols dá a vaga ao Cotia, e não ao Assisense. Para o time de Assis terminar em segundo, empatado em pontos com o Cotia, precisaria vencer o Água Santa pelos mesmos 4 a 0 e, ainda assim, iria para o desempate pelos mesmos critérios técnicos.

É muita conta (risos).

Um abraço, e meu agradecimento por sua postagem.

Carlinhos TV INFOCO disse...

MESTRE, PROFESSOR! DE TODOS QUE VOCÊ CITOU TEM A MTB? O SUCESSO SÓ IMPORTA QUANDO VOCÊ ESTÁ A MAIS DE 10 ANOS NO AR EM EVIDÊNCIA, PERSISTÊNCIA E CONVIVÊNCIA! INTERAGIR É COMUNICAR! O QUE ESTAMOS FAZENDO!
BOM TRABALHO, MESTRE DOS MESTRES! LEMBRE-SE TV INFOCO ESTARÁ SEMPRE JUNTO COBRINDO O ESPORTE QUE É NOSSA PROPOSTA E NÃO SEI SE REALMENTE É SUA!
DEDIQUE-SE TAMBÉM, INVISTA.. ASSIM PODEMOS CHEGAR LÁ!
QUEM PROCURA UMA CAUSA TEM QUE ENCONTRAR UM BOM ADVOGADO!
OBRIGADO E BOM TRABALHO.

anderson disse...

Claudio a minha conta dava certa pois o primeiro criterio de desempate é numero de vitorias,mas com a vitoria da inter,a minha conta foi para o ralo.