quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Temperatura cai a 6 graus no início de manhã em Assis

Cláudio Messias*

Mais um pouco e o conjunto de fenômenos climáticos teria favorecido para o registro de geadas em Assis. No início da manhã dessa quarta-feira a temperatura na capital do Médio Vale despencou tanto que derrubou todas as previsões. Nos termômetros da estação meteorológica local, mantida pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, houve registro de 6 graus às 7 horas da manhã.

Há 48 horas atrás, é bom que se recorde, a temperatura em Assis era de 33 graus. Nesse momento, às 14 horas, é de 16 graus. O trajeto de declínio é verificado de forma gradativa a partir do final da tarde de ontem. Às 17 horas dessa terça-feira, por exemplo, o clima era ameno em 19 graus. À meia-noite, era de 10 graus, caindo para 7 às 5 horas e ao mínimo de 6 graus, das 7 às 9 horas.

A onda de frio em plena primavera advém de uma massa de ar polar que desde o final da semana passada se desloca pelo Sul, chegando a provocar queda de neve nas regiões serranas gaúcha e catarinense na última madrugada. Aqui, no Oeste do Estado de São Paulo, a passagem de uma massa de ar úmido que desceu do Centro-Norte reduziu os efeitos da massa de ar seco que havia semanas predominava. Suficiente, pois, para que a massa de ar polar cá viesse com baixa intensidade.

Esse frio de inverno em final de setembro vai durar enquanto a massa de ar polar tiver força. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos do Clima, órgão vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), em São José dos Campos, os efeitos do fenômeno perdem força somente na sexta-feira, até quando as manhãs continuarão geladas. Isso significa dizer que a próxima madrugada será tão fria quanto a de hoje em Assis e região, agravada por uma ventania que vem subindo a partir do litoral Sul, onde um ciclone extratropical provoca o fenômeno que catarinenses e gaúchos denominam de Vento Sul.

Sem chuva e nuvens a umidade relativa do ar cai acentuadamente. Está, nesse momento, abaixo de 50% na capital do Médio Vale e pode cair ainda mais, aquém da marca de 40% no meio da tarde. Volta, porém, a subir a partir do pôr-do-sol, beirando os patamares de 95% durante a noite e a madrugada, implicando em sensação de clima agradável.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :