domingo, 1 de setembro de 2013

EU, DA ESCUTA - Olímpia e Assisense fazem 1º tempo épico

Cláudio Messias*

Há duas opções para acompanhar, nesse momento, o jogo Olímpia 0x0 Assisense, no estádio municipal "Maria Tereza Breda", em Olímpia. A primeira delas está na rádio Menina AM, que pode ser sintonizada em sua versão online pelo endereço www.meninaam.com.br. É nela que busco minhas referências para entender, à distância, o que ocorre no confronto que pode decidir a liderança do grupo 18 da Segundona do Campeonato Paulista 2013. A outra opção é a rádio Difusora AM, também de Olímpia.

No momento o jogo encontra-se no intervalo. Pelas observações feitas pela equipe de esportes da rádio Menina AM foi um primeiro tempo épico. Olímpia e Assisense partiram para o jogo franco, com o time de Assis fazendo o que o visitante tem mesmo de proceder, ou seja, fechar atrás e explorar os contra-ataques. Em um cenário imagético, penso em um Assisense que tenha a formação de 4 zagueiros fechados atrás, três ligações pelo meio e outros três postados para o contra-ataque.

Já o Olímpia arma-se revezando o sistema 4-4-2, na defensiva, e posta-se com um atacante fixo, ou seja, em 4-2-3-1. Os times que usaram essa tática contra o Assisense, no Tonicão, tomaram o contra-ataque e foram surpreendidos. Exemplos mais recentes são o União Suzano, domingo passado, e o Diadema, na penúltima rodada da segunda fase. Vale ressaltar que essa tática do time de Assis corre o risco de não se confirmar devido à decisiva falta que fazem, hoje, o volante Fernando e o meia Kairo, suspensos.

Meu parâmetro sobre o confronto, por enquanto, leva em consideração o que Olímpia e Assisense apresentaram nas duas primeiras rodadas dessa terceira fase. Eu sabia que o ímpeto do Olímpia uma hora cairia, pois o elástico 6 a 2 sobre o União, em Suzano, foi atípico. Jamais menosprezando os donos da casa de hoje, mas, talvez, que o tenha faltado ao União no jogo de quarta-feira tenha sido organizar sua péssima defesa, um setor que já mostrou-se fraco naquele jogo de domingo passado aqui em Assis.

Ao que parece as coisas foram colocadas no lugar e o Olímpia revela-se, assim, um time comum, sem precisar ser considerado bicho-papão. Um time comum como o Assisense, de maneira que os dois continuem em condições de brigar pelas duas vagas do grupo 18.

Ao Assisense compete manter a disposição e, se possível, buscar o gol. Temo que para a etapa complementar o time seja fechado a partir do meio-campo, como vi em jogos passados. Talvez não seja a melhor opção, pois esse ataque do Olímpia é, sim, feitor de gols.

Com esse empate Olímpia e Assisense continuam dividindo a liderança do grupo, pois no outro jogo do grupo o Paulistinha está empatando em 1 a 1 com o União, em São Carlos.

Análise da crônica - O comentarista da rádio Menina AM tece elogios ao Assisense. Define o time de Assis como "não sendo de outro mundo" e elogia o técnico Ademílson Venâncio, atribuindo "visivelmente às mãos do treinador" o comportamento tático do time, que é bom. Os destaques individuais do time são Darlan e Jaílton.

Grupo 18
Col
Equipe
TP
J
AJ
V
E
D
GP
GC
SG
VP
DP
CA
CV
TF
u
Olímpia
5
3
3
1
2
0
8
4
4
0
0
1
0
28
u
Assisense
5
3
3
1
2
0
3
1
2
0
0
4
1
32
u
Paulistinha
3
3
3
0
3
0
4
4
0
0
0
3
0
33
u
Suzano
1
3
3
0
1
2
3
9
-6
0
0
7
0
33
TP- Total Pontos  E- Empates  SG- Saldo de Gol  CV- C. Vermelho  J- Jogadas  D- Derrotas  VP- Vitória Pênalti TF- Total Faltas  AJ- A Jogar  GP- Gols Pró  DP - Derrota Pênalti  V- Vitórias  GC- Gols Contra CA- C. Amarelo

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :