segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Estado de alerta para trovoadas no Médio Vale

Cláudio Messias*

O cruzamento entre as massas de ar úmido, vinda do Norte, e fria, vinda do Sul, está ocorrendo nesse momento sobre o Vale do Paranapanema. Há risco de raios e chuva forte, principalmente na faixa que vai de Presidente Prudente a Assis. Durante a tarde dessa segunda-feira foi emitido alerta, pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, que é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Ao contrário das previsões preliminares pode, sim, haver queda de temperatura na região de Assis. Caso isso ocorra, será influência do poder maior da massa de ar frio que avança pelo Sul. Ela teria mais força que a massa de ar úmido que desce da Amazônia, desviando-se para o Centro-Oeste a partir de Mato Grosso do Sul. Assim, a temperatura mínima para essa terça-feira, estendendo-se até o final da semana, é de 24 graus, com mínimas de até 14 graus.

Abaixo, a íntegra do alerta emitido pelo CPTEC/INPE:

Estado de Atenção

Hoje (16/09), a partir da tarde, ocorrerá chuva forte localizada em áreas no nordeste do RS, centro-leste de SC, grande parte do PR, no centro-sul, sudoeste, oeste e sudeste de MS e no sul e centro-oeste de SP. 
As chuvas fortes virão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e ocasional queda de granizo. Também não se descarta a ocorrência de acumulados pontuais de chuva. 


Amanhã (17/09) haverá condição para chuva forte no leste e nordeste do PR (pela manhã), grande parte de SP, centro (pela madrugada), leste, norte e nordeste de MS, centro-sul do RJ (incluindo áreas da grande Rio e da região serrana),Triângulo Mineiro, centro-sul e sudeste de MG, centro-sul de GO, centro-sul e oeste do MT e no extremo sul de RO. No final do período as chuvas fortes localizadas poderão atingir as demais áreas de GO e DF. 


Na quarta-feira (18/09) a chuva forte localizada deverá se concentrar no RJ (principalmente em áreas serranas) e no sul de MG. 


CPTEC 


Em situações de risco consulte a Defesa Civil.


Imagem: CPTEC/Inpe
As chuvas devem chegar com intensidade nessa terça-feira


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :