sábado, 21 de setembro de 2013

Empate entre Cotia e Água Santa beneficia Assisense ou Inter

Cláudio Messias*

Começou bem para Água Santa, Assisense ou Inter de Bebedouro a quarta fase da Segundona do Campeonato Paulista. Isso porque agora à tarde, em Indaiatuba, empataram em 0x0 Cotia x Água Santa. No confronto direto o time visitante, de Diadema, sai com a vantagem de somar um ponto, enquanto a lógica do futebol mostra o Cotia deixando de somar 3 pontos em seus domínios.

O jogo foi realizado no ótimo estádio municipal "Ítalo Mário Limongi", que pertence ao Primavera que, por sua vez, despediu-se da Segundona na semana passada, não avançando pelo grupo 17. O Cotia continua sem estádio em condições de disputar partidas oficiais e, portanto, precisa peregrinar pelos arredores da Grande São Paulo, situação nada diferente do Água Santa, que tem mandado seus jogos no estádio Baetão, em São Bernardo do Campo.

Assisti ao jogo Cotia 0x0 Água Santa. Fui internauta, ouvinte e telespectador do excelente serviço prestado pela empresa STI Esporte, do segmento de marketing esportivo, que tem sede em São Bernardo do Campo e é capitaneada pelos amigos jornalistas Jota Alves e Alex Ricardo. Na narração de Jota Alves e nas imagens em tempo real o que vi foi um Cotia agressivo, fazendo valer sua condição de mandante, independente se o estádio pertença-lhe ou não. Do outro lado, um Água Santa que faz jus à condição de favorito do grupo para ficar com uma das duas vagas que dão acesso à Série A-3.

Os dois times apresentaram boas formações defensivas, com ênfase ao Cotia. Os mandantes jogam em 3-4-3, de maneira que os laterais avancem com rapidez, sejam cobertos pelos dois volantes e retornem imediatamente para marcar. O que me surpreendeu foi a estatura dos jogadores do Cotia, muito altos e fortes. Nos 90 minutos o Água Santa pouco produziu na sua característica principal, que são as jogadas aéreas, pois a zaga do Cotia postava-se, e bem, atrás. Vágner e Magno são os nomes da defesa. E nos contra-ataques o Cotia explorava a velocidade pelas laterais.

O Água Santa visivelmente não quis partir para o jogo franco. Esperou o Cotia e pagou o preço por isso no primeiro tempo. Além de uma bola na trave esquerda, viu a bola balançar a rede aos 36 minutos iniciais, lance anulado pela arbitragem, devido a impedimento do lance. Afora isso, o bom goleiro Jeferson fez impressionante defesa à queima-roupa aos 40 minutos e, no decorrer da partida, interveio em outras duas ocasiões que fatalmente culminariam em gol para o adversário. A formação tática defensiva foi o tradicional 4-4-2, habilmente aplicado por uma equipe altamente técnica. Partir para o jogo franco contra eles, na quarta-feira que vem, talvez não seja a melhor opção ao Assisense.

No saldo geral o empate parece ter agradado tanto a Cotia quanto a Água Santa. Na tabela, mais ao Água Santa, pois mantém o trivial de somar ponto jogando fora e partindo com tudo para o jogo em casa, na próxima rodada, justamente contra o Assisense.

Já o Assisense e a Inter de Bebedouro podem revezar-se, agora, no interesse pelo empate alheio ocorrido em Indaiatuba. Quem vencer o jogo amanhã sai na liderança. Se houver empate sem gols embola tudo e as quatro equipes ficam somando 1 ponto e apresentado saldo zero de gol. Empate com gols beneficia diretamente à Inter, pois sai de Assis com um ponto na bagagem e um gol marcado, favorecendo caso precise desse critério de desempate lá, no desfecho da quarta fase.

Da parte do Assisense o cumprimento ao dever-de-casa continua. Vitória amanhã sobre a Inter e o desafio de segurar o Água Santa na quarta-feira, em São Bernardo do Campo, cidade onde o adversário manda seus jogos nessa quarta fase. E, desde já, olho aberto sobre o Cotia, que mostra-se uma equipe boa tecnicamente e suficientemente no páreo para brigar por uma das duas vagas. Agora, qualquer descuido compromete o todo.

A rodada - Pelo grupo 19 jogaram, nessa tarde, Atibaia x Paulistinha. Adversário do Assisense na terceira fase, o Paulistinha não resistiu à força do dos donos da casa e perdeu por 1 a 0. Logo mais às 19h00 jogam, em Tupã, Tupã x Matonense. O melhor time do campeonato vem à região para confirmar a condição de dono de uma das 4 vagas na Série A-3 de 2014.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.


Nenhum comentário :