domingo, 29 de setembro de 2013

Chuva para e viabiliza jogo Assisense x Cotia

Cláudio Messias*

Os mais de 400 torcedores que compraram ingressos para o jogo Assisense x Cotia, às 10h00, no estádio Tonicão, certamente passaram a madrugada na dúvida, primeiro, se teriam condições de assistir ao confronto sem tomar um banho de chuva nessa gélida primavera e, depois, se haveria a partida. Choveu o equivalente a 35 milímetros na cidade de Assis desde a 1 hora da manhã. O temporal, contudo, parou por volta das 7h50 e a notícia é boa: vai abrir estiagem.

O pior da passagem de uma frente fria antes prevista para chegar no final da manhã já passou. Fotos de satélite do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, o CPTEC, vinculado ao Instituto de Pesquisas Espaciais, o INPE, mostram, uma hora atrás, que a densidade da frente fria está deslocando-se para o centro do Estado e o litoral, onde vai provocar chuvas e estragos até o meio da tarde desse último domingo de setembro.

Aqui em Assis, onde acontece o decisivo confronto Assisense x Cotia, encerrando o primeiro turno da quarta fase da Segundona do Campeonato Paulista 2013, o clima tende a ficar agradável. Pode, inclusive, abrir sol durante a partida. Mas, não estão descartadas pancadas isoladas, ou seja, aquelas chuvas tipicamente registradas no verão, com garoa ou chuva rápidas a todo momento. A temperatura, que começou na casa dos 11 graus, vai aumentar aos poucos, podendo chegar aos 19 ou 20 graus durante o jogo no Tonicão.

O inconveniente continua sendo o fato de o Tonicão não ter arquibancadas cobertas. O torcedor assisense continua pagando o preço pela forma amadora como a cidade, que é a 28.a do Brasil para se viver, segundo a ONU, administra o esporte mais popular do país. Se não sem chuva na cabeça, o jeito será sentar na arquibancada molhada do estádio que trabalha com a possibilidade de ir para a Série A-3 em 2014. Vergonha.

Por fim, o conveniente é ir ao estádio com chapéu, caso saia sol, mas, também, guarda-chuva ou capa de proteção, caso volte a dar pancada de chuva.

Imagem: Climatempo, satélite Goes-11, às 5h45 (horário de Brasília)

Foto feita às 5h45 mostra o temporal caindo em Assis, mas 
demonstra que a frente fria já começava a ir embora (canto esquerdo)

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Um comentário :

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!
Estou colocando um link de divulgação lá no meu, tudo bem?
Abraços
MAU!
www.asmilcamisas.com.br