sábado, 14 de setembro de 2013

Chuva na terça-feira colocará fim à estiagem no Médio Vale

Cláudio Messias*

Passados dois meses sem uma chuva "convincente", enfim o Médio Vale colocará um basta naquela que é uma das piores estiagens das últimas décadas. Radares meteorológicos de Bauru e Presidente Prudente confirmam a aproximação de uma frente fria que será suficiente para provocar precipitação pluviométrica, ou seja, chuva, acima de 10 milímetros. O tempo, assim, começa a mudar já na segunda-feira, dia 16, ou seja, depois de amanhã.

A vinda dessa frente fria era trabalhada como possível há um mês. Tende a ser a última passagem desse tipo de fenômeno no inverno, que encerra-se no final da semana que vem. Não haverá força, contudo, para queda na temperatura. O máximo que os termômetros irão marcar são quedas para até a marca dos 18 graus. Para se ter uma ideia, hoje a mínima registrada em Assis foi de 13 graus, com picos de 31 graus no período da tarde. A umidade relativa do ar baixou ao mínimo de 25% entre 16 e 17 horas.

Segundo o Inmet, as chuvas chegam à cidade de Assis já no final da manhã dessa segunda-feira. Com maior intensidade, porém, elas caem durante toda a terça-feira, podendo acumular quase 30 milímetros. Não chove assim desde a primeira semana de julho, quando foram registrados picos de 40 milímetros e, depois, muito frio.

O tempo volta a abrir na quarta-feira e a partir de então a região passar a ter seu clima característico predominante, ou seja, com umidade relativa do ar acima dos 65%, passa a fazer calor durante o dia e, com isso, formam-se chuvas no final das tardes. São os pancadões de verão, prenúncio de que a estação mais quente do ano está cada vez mais próxima, sucedendo a primavera que se inicia daqui a exatamente uma semana.

Imagem: Climatempo

Imagem de satélite feita agora à noite mostra a faixa que corresponde 
à junção entre a frente fria e a massa de ar tropical vinda do 
Norte: chuva na semana que vem


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :