terça-feira, 17 de setembro de 2013

Chuva atinge o acumulado de 39 mm em Assis

Cláudio Messias*

Ninguém pode reclamar de chuva em Assis, ao menos nessa terça-feira. Desde o início da madrugada chove na capital do Médio Vale, superando as perspectivas mais otimistas. E o que é melhor, a tendência é que a chuva continue no decorrer da tarde e início da noite.

Segundo dados coletados pela estação meteorológica mantida pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado em Assis o índice acumulado de chuvas era de 39,7 milímetros. Até ontem a previsão era de que a precipitação pluviométrica na cidade chegasse aos 35 milímetros durante todo o dia.

As duas maiores pancadas de chuva do dia foram registradas, até agora (14h45), às 2 horas da manhã e ao meio-dia. Em cada uma das ocorrências choveu mais de 12 milímetros, suficientes para provocar enxurradas e alagamentos em pontos famosos da cidade, como o cruzamento da avenida Otto Ribeiro com a Rui Bartbosa. Sem, contudo, contabilização de prejuízos.

A temperatura, como estava previsto desde ontem pelo CPTEC/Inpe, começaram a cair. De uma hora para cá os termômetros saíram dos 19 e caíram para os 16 graus. Esses três graus a menos impactam no vestuário da população, que teve de tirar blusas e casacos do guarda-roupas.

No momento cai apenas uma garoa fina em Assis. Imagens de satélite mostram pequena abertura na frente fria que está provocando essa alteração climática na região. Alguns minutos ou até hora de estiagem, com o retorno das chuvas no final da tarde. Pode, ainda, chover igual ou até mais forte do que foi registrado até agora, uma vez que a formação chuvosa que pela manhã encontrava-se sobre Mato Grosso do Sul e Bolívia já encontra-se no Estado de São Paulo e desce sentido Presidente Prudente>Assis>Avaré>Curitiba.


Imagem: CPTEC/Inpe
Imagem de satélite feita minutos atrás mostra a nova formação 
de chuva chegando a Presidente Prudente, a caminho de Assis


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.


Nenhum comentário :