sábado, 21 de setembro de 2013

Chuva acumula 24 mm em 10 minutos em Assis

Cláudio Messias*

Durou menos de 10 minutos o temporal que caiu na cidade de Assis às 17 horas deste sábado. Chuva, no entanto, suficiente para provocar alagamentos em pontos conhecidos da cidade, situados em regiões de baixada. Ventos de aproximadamente 60 km/h assustaram, mas não provocaram estragos.

Segundo o CPTEC/Inpe, essa chuva era prevista, mas não com a intensidade com que chegou ao Médio Vale. A trovoada foi provocada pelo encontro da massa de ar fria que subiu pelo Sul e da massa de ar quente que ainda predomina na macro-área que vai de parte do Sudeste à totalidade do Centro-Oeste.

Como é típico da primavera, cujo início oficial acontece amanhã, às 16h44, o sábado foi caracterizado por temperatura elevada, na casa dos 34 graus às 16 horas. A partir do meio-dia a nebulosidade aumentou, gerando sensação térmica de mormaço. A umidade relativa do ar, que chegou aos 32% às 14 horas, praticamente triplicou com a proximidade do temporal, às 15 horas.

No momento, a estação meteorológica mantida em Assis pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado marca umidade relativa do ar de 94%. A temperatura mantém-se elevada, girando em 25 graus. Prenúncio de que novas pancadas de chuva devam ocorrer nas próximas horas.

Para amanhã, contudo, a previsão é de um domingo que começa com céu aberto e predomínio de sol. Isso significa que a chuva dessa noite de sábado deve dispersar-se na madrugada. A temperatura mínima tende a ser de elevados 22 graus, atingindo pico de 34 graus. Vai, novamente, chover no final da tarde em Assis.

Imagem: Climatempo

Imagem de satélite feita durante o temporal das 17 horas 
em Assis: pancadas aos finais de tarde com o fechamento do inverno.

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :