domingo, 15 de setembro de 2013

Campanha tira favoritismo do Assisense na reta final

Cláudio Messias*

Até a terceira fase da Segundona do Campeonato Paulista 2013 os clubes tidos como favoritos caíram e as zebras, sobressaíram. Agora, na reta final, quando somente 8 times sobrevivem na corrida em busca de 4 vagas para a Série A-3 de 2014, as surpresas tendem a diminuir. E caso isso se confirme o prognóstico em prol do Assisense não é nada animador.

Dos 8 clubes em disputa o time de Assis é o penúltimo em campanha. O destaque continua sendo a Matonense, que tem, disparado, a melhor campanha. O time de Matão soma 48 pontos até aqui em todo o campeonato. Tem o melhor ataque, a defesa menos vazada e o melhor saldo de gols. Só para se ter uma ideia, na razão entre gols sofridos e gols marcados o saldo positivo da Matonense é mais que o dobro do time que tem a segunda melhor campanha, o Água Santa, que soma 16 gols. O clube com sede em Matão tem saldo de 36 gols.

Caso o regulamento do Campeonato Paulista previsse classificação meritocrática, as 4 vagas da A-3, hoje, seriam de Matonense, Água Santa, Paulistinha e Inter de Bebedouro. Ficariam de fora Tupã, Atibaia, Assisense e Cotia. Desses, somente o Atibaia tem 22 jogos cumpridos, pois os demais caíram, na primeira fase, em grupos com número ímpar de participantes, o que lhes rendeu duas rodadas de jogo a menos que os demais.

A média de gols do Assisense até aqui no campeonato também não lhe é favorável, em prognóstico, para a disputa da quarta fase. Tem saldo de apenas 6 gols, com a quarta pior defesa do torneio e um ataque que só não é pior que o Cotia, o oitavo pior dos times em disputa. O time de Assis é, também, o que mais empatou, totalizando 8 resultados iguais nas 20 partidas que disputou.

Na quarta fase que se inicia no próximo final de semana o Assisense enfrentará Água Santa, Inter de Bebedouro e Cotia. Desses três, somente o Cotia pode ser considerado saco de pancadas do grupo, assim como, nas fases anteriores, o foram União Suzano e Taboão da Serra. Agora, por campanha, o time de Assis é que passa a ser aquele com tendência de figurar como o segundo saco de pancadas do grupo, pelo desempenho que apresenta. Terá de reverter isso.

Tudo bem, cada fase é uma fase e o cenário de favoritismo muda. Basta ver que o União Suzano, tido como possível bicho-papão no grupo do Assisense na terceira fase, perdeu todas as 6 partidas que disputou. Igualmente, o Diadema, que tanto trabalho deu na segunda fase, despediu-se do torneio com três rodadas de antecedência, sendo praticamente eliminado já no primeiro turno da terceira fase.

Um parâmetro que serve de alento ao Assisense é o comparativo com a campanha dos quatro times que no ranking geral do campeonato até aqui têm, por mérito, favoritismo para ficar com as vagas para a A-3. Cito como exemplo o Paulistinha, de São Carlos, que sofreu para classificar, na última rodada, com vitória apertada frente ao Olímpia, no grupo 18, do Assisense. O clube de São Carlos chega até aqui com a terceira melhor campanha entre todos, mas no confronto direto com o Assisense, na fase encerrada hoje, somou apenas 1 ponto e perdeu 5, patamar resultante de um empate em casa e uma derrota no Tonicão.

No que tange aos prognósticos que tenho feito aqui, no Blog, desde o início, sem erro até o momento, entendo que se realmente o Assisense fizer o primeiro jogo da quarta fase fora, contra Inter ou Atibaia, domingo que vem, e decidir a classificação em casa, no Tonicão, na sexta e última rodada do returno, contra um desses dois times, tende a ter chances, na base do cumprimento do dever-de-casa, caso repita o desempenho da terceira fase, de não perder jogos fora de Assis. Digo isso porque a tendência é que, dada a concorrência acirrada entre as equipes nos dois grupos em disputa, a pontuação dos primeiros colocados seja menor em relação ao que somaram os líderes e vice-líderes da terceira fase.

Entendo que o Assisense garanta classificação somando 10 dos 18 pontos em disputa. E caso chegue a essa pontuação, tende a ser líder do grupo 20, em que está inserido. Tal pontuação, assim, sairia de quatro pontos no primeiro turno e 6 no returno, de maneira que dificilmente o time de Assis segure dois empates fora de casa nos jogos de ida, mas mantenha a invencibilidade jogando em seus domínios, no Tonicão. Nos jogos de volta, a partir dessa premissa de bom mandante, duas vitórias em casa, com o privilégio de buscar esse segundo resultado positivo na última rodada, junto da torcida.

Confio sobremaneira nos números nessa fase de afunilamento, pois em um campeonato que começou com 45 equipes dificilmente existam zebras entre os 8 que decidem vaga. Falar em favoritismo, contudo, requer igualmente cautela. Até porque destaques como a Matonense só chegaram até a terceira fase depois de sufoco na última rodada na fase anterior, o que por si só a coloca em condições de igualdade com os demais. O próprio Paulistinha, que vinha de campanha exemplar até a fase passada, caiu de produção na terceira etapa e só se classificou depois de virar o jogo, nesse domingo, frente ao Olímpia, jogando em São Carlos.

Não me isento de opinião nessa hora e mantenho, agora, meu olhar crítico. Entendo que o Assisense chegue à Série A-3, talvez como segundo colocado do grupo 20. No grupo do time de Assis a liderança tende a ficar com o Água Santa. Mas, a exemplo do que ocorreu na terceira fase, caso o Assisense segure o empate fora de casa e vença o Água Santa no Tonicão, esse favoritismo cai por terra e, então, o time de Assis é que passa a ser projetado para a primeira colocação. Os demais é que correrão atrás dele na reta final.

Pela queda de produção até aqui no campeonato duvido um pouco do poder de fogo da Inter, de Bebedouro. A situação daquele time de Bebedouro, a meu ver, será decidida no confronto direto com o Cotia, pois ambos não têm chances perante Assisense e Água Santa. Logo, se o time de Assis ou o Água Santa tropeçarem perante Cotia e Inter, passam a dar condições aos dois para que entrem diretamente na briga pela vaga da segunda colocação de grupo.

A tabela da Federação Paulista de Futebol mostra que a última rodada, no returno, acontecerá daqui a menos de um mês, dia 13 de outubro, data em que o Assisense tende a decidir a vaga em Assis. Lá, na minha projeção, podem estar garantindo vaga na A-3 as equipes da Matonense e do Atibaia, pelo grupo 19, e Água Santa e Assisense, pelo grupo 20. Tupã e Paulistinha tendem a não ter fôlego, no grupo 19, assim como se apresentam, no grupo 20, Inter e Cotia.






*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :