terça-feira, 24 de setembro de 2013

Água Santa x Assisense terá árbitro da Série A do Brasileirão

Cláudio Messias*

A Federação Paulista de Futebol escalou o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza para o jogo Água Santa x Assisense, amanhã, às 19h30, pela segunda rodada da quarta fase da Segundona do Campeonato Paulista 2013. Ele será auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Carlos Augusto Nogueira Júnior. Camilo Morais Zaperlão será o quarto árbitro.

Marcelo Aparecido é rosto conhecido do torcedor que acompanha, pela TV, jogos do Campeonato Brasileiro, principalmente na Série A. Dos 43 jogos que fez neste ano, o árbitro escalado para o jogo do Assisense fora de casa atuou 17 vezes na Série A do Brasileirão. Em outras 18 ocasiões mediou jogos pela Série A-1 do Campeonato Paulista, no primeiro semestre.

O árbitro principal do jogo de amanhã no estádio Baetão, em São Bernardo do Campo, esteve em campo, pelo Brasileirão, no jogo Fluminense 1x1 Coritiba, domingo, às 18h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Lá, foi árbitro assistente 1, ou seja, atuou na linha de fundo do setor direito. Esteve, também, na vitória de reabilitação do São Paulo sob o comando de Muricy Ramalho, frente à Ponte Preta (1x0), no dia 12 de setembro, no Morumbi, em São Paulo.

Árbitro padrão Fifa, Marcelo Aparecido integra o seleto grupo escalado para clássicos entre clubes paulistas no Brasileirão. Ele esteve, por exemplo, no comando de Santos 1x1 Corinthians, no dia 7 de agosto, no estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos. Esteve, também, no apito de Palmeiras 0x0 Santos, em 24 de março, no Pacaembu, pelo Campeonato Paulista.

Na Segundona, este ano, Marcelo apitou SEV-Hortolândia 0x4 Olímpia, no estádio municipal José Francisco Breda, em Hortolândia, no dia 28 de julho. Com 41 anos de idade, ele é árbitro desde 1999 e ocupa o ranking dos 10 melhores árbitros paulistas.

Na temporada de 2012 Marcelo Aparecido foi destaque no noticiário esportivo nacional e internacional pela expulsão do meia argentino D´Alessandro, do Internacional de Porto Alegre. Na derrota para o Atlético Mineiro, no primeiro turno do Brasileirão do ano passado, o árbitro paulista aplicou cartão amarelo no jogador gaúcho devido a falta que considerou violenta. O atleta discordou da punição e 'empeitou' Marcelo Alexandre, que o expulsou de imediato. No final da temporada, o árbitro foi um dos homenageados pela CBF.

O jogo - Água Santa x Assisense será transmitido ao vivo pelo grupo STI Esporte, de São Bernardo do Campo. Além da transmissão em rádio online a cobertura terá a complementação de imagens captadas ao vivo, direto do estádio Baetão. Há duas opções de sintonia online: o site www.stiesporte.com.br e o blog www.radiodestaque esportivo.blogspot.com.br. O comando é do jornalista Jota Alves.


Imagem: Uol Notícias/Folha Imagem

Márcio Aparecido como mediador em jogo 
do Corinthians na temporada de 2012


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Um comentário :

Ike disse...

Vamos estar acompanhando via internet, pela STI Esporte. Somando pontos fora de casa e fazendo o dever em Assis, o acesso é questão de tempo.

Abraço

Luiz Henrique Moretto
Lençóis Pta-SP