quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Tempo abre e possibilidade de chuva é descartada

Cláudio Messias*

Não caiu uma gota sequer de chuva em Assis nessa quarta-feira. Contrariando as previsões que variavam de garoa a chuva moderada, a frente fria que passou pela região afastou-se do Médio Paranapanema nesse início de manhã. Como consequência, agora, vem o efeito de uma massa de ar polar, que horas atrás provocou, no final da madrugada, neve em algumas regiões serranas de Santa Catarina.

O principal evento da tarde de quarta-feira em Assis terá, portanto, tempo firme. O jogo Assisense x Taboão da Serra, pela penúltima rodada do returno da segunda fase do Campeonato Paulista, Segunda Divisão, terá contra, apenas, o fator vento, cuja velocidade, na cidade, está em torno dos 15 km/h, soprando no sentido Sudeste>Nordeste. Com céu claro, o torcedor que for ao estádio Tonicão será beneficiado pela variação de períodos de nebulosidade.

A temperatura está em declínio em Assis desde o início da manhã. Típico de proximidade de massa de ar polar, o clima na cidade estava ameno nas primeiras horas do dia, girando em torno de 12 graus às 7 horas. Às 2 horas da madrugada a estação meteorológica mantida na cidade pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado já havia marcado os impressionantes 20 graus (ontem à noite, às 21h00, era de 16 graus). Das 8 às 10 horas, há pouco, a temperatura ficou estável em 14 graus, subindo para 15 graus às 11 horas.

A tendência é que o clima continue ameno nos próximos dias. A possibilidade de geada na próxima madrugada foi descartada. Mesmo assim, deve fazer muito frio. A expectativa é que os termômetro marquem mínima de 6 graus nas primeiras horas dessa quinta-feira. Com vento entre 15 e 20 km/h, a sensação térmica ficará próxima de 2 graus.

A passagem da frente fria não trouxe chuva, mas melhorou a qualidade do ar em Assis. A umidade relativa nessa manhã de quarta-feira variou de 79 a 91% na estação meteorológica local. Exatamente uma semana atrás essa média começava em 90% e caía, no final da manhã, abaixo dos 50%. O índice de radiação solar também caiu, influenciado pela forte nebulosidade da manhã: 232, ou seja, metade do que também era registrado na semana passada, sem nebulosidade e com ar seco.

As previsões mostram o predomínio de sol, temperaturas cada vez mais elevadas e nenhuma possibilidade de chuva, ao menos até o dia 23 de agosto. As máximas não vão passar dos 28 graus, mas, em contrapartida, as mínimas também irão girar em torno de 14 graus. É, praticamente, o fechamento do clima típico de inverno, no tocante a temperaturas. Tende a não fazer, mais, frio intenso como o de algumas semanas atrás, mas, igualmente, continuaremos sem chuvas.

 Seca  - Sem chuva há mais de três semanas, a região de Assis começa a sofrer com as consequências da estiagem. Segundo o Ciiagro, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, o armazenamento hídrico do solo da região era de 125 milímetros 21 dias atrás. Hoje, é de 92 milímetros. Da condição de excedente hídrico o nosso solo passou, neste inverno, a deficitário. Esse déficit ainda é pequeno, em torno de 2 milímetros. Mas, com a possibilidade de fechar agosto sem chuvas, pode comprometer o desenvolvimento vegetal das lavouras de inverno, cuja colheita começa nas próximas semanas nas áreas em que o plantio foi feito primeiro.



Foto: Agência Climatempo
Foto de satélite feita no final da manhã mostra a frente
fria avançando pelo centro do Estado e abrindo o tempo em Assis

Imagem: Ciiagro
A região de Assis aparece, no mapa do Ciiagro, 
com situação preocupante de estiagem

Imagem: Ciiagro
Com a falta de chuvas que já chega a 3 semanas o desenvolvimento 
das lavouras de inverno começa a ficar comprometido



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :