segunda-feira, 6 de maio de 2013

Estatísticas deste Blog em 120 dias

06 MAIO 2013



Completei, nessa semana, 120 dias de reativação do Blog do Messias. Nesses 4 meses atingi os surpreendentes 11 mil acessos, número que, confesso, imaginei marcar somente no final do ano, ou depois. Como deixei claro nas primeiras semanas, escrevo por prazer, mas com responsabilidade sobre os conteúdos. Não faço daqui um espaço para ofensas, mas, também, não abro um arquivo para elogios vagos. Sei muito bem que demagogia e hipocrisia são definições que independem de nossas próprias definições sobre o eu. De minha parte, ao menos, busco fugir dessa qualificação.

O Google Analytics, serviço da incorporadora que hospeda meu Blog e que monitora o tráfego de acesso a esse endereço, mostra que a cobertura sobre a queda de avião em Cândido Mota, em fevereiro, deixou de ser o conteúdo mais lido no Blog. Aquele material constou durante três meses consecutivos como o mais acessado e, inclusive, mais comentado e replicado. Já foi traduzido para seis línguas pelo Google Tradutor e acessado em todos os continentes. Não faltaram, também, comentários de internautas principalmente americanos, dando opinião sobre eventuais causas da queda da aeronave.

Em abril o conteúdo mais acessado do Blog foi, veja só, minha receita sobre como fazer arroz integral soltinho, publicada no dia 11 do mês passado. Segundo o Google Analytcs, essa receita foi acessada em alta demanda devido ao fato de os internautas terem buscado a palavra-chave "como+fazer+arroz+integral+soltinho". Nenhum coimentário, contudo, foi postado, o que abre brecha para dedução de que nem todos aqueles que encontraram a receita tiveram êxito no arroz integral solto e não-papa!

No geral, os acessos do mês de abril tiveram predomínio de tráfego de pesquisa: 46,2%. O tráfego de referência, que é aquele em que o internauta acessa o Blog a partir de postagens de links em outros endereços, correspondeu a 29,5%. Já o tráfego direto, em que o internauta digita o endereço completo, correspondeu a 24,2% do acessos.

O Facebook continua sendo o canal intermediário que mais divulga o Blog. De todas as redes sociais ele corresponde a 99,3% dos meios de acesso. Desse total, 16% dos internautas desistiram, em abril, de continuar lendo os conteúdos, limitando-se somente a abrir a página.

Nenhum comentário :