quinta-feira, 2 de maio de 2013

Chuva no domingo acabará com estiagem

02 MAIO 2013


Cláudio Messias*

O tempo seco que predomina na região há três semanas dará lugar, no domingo, a mais uma mudança climática drástica. Volta chover em Assis e, como é característico dessa época do ano, logo em seguida as temperaturas despencam.

A chuva chega no domingo, mas já no sábado o clima muda. Nuvens serão formadas, tornando o final de semana nublado. A temperatura entra em declínio a partir de hoje. Da máxima de 32 graus de ontem os termômetros marcam picos de 31 graus hoje, 30 amanhã e 29 no sábado. A mínima, nesses dias, continua na faixa dos 20 graus, ou seja, as manhãs mantêm-se agradáveis.

De domingo para segunda, contudo, a transformação climática será brusca. Da mínima de 19 graus prevista para o domingo, em questão de 24 horas os termômetros cairão para 11 graus. Essas manhãs frias, com mínimas médias de 12 graus, se estendem até a quinta-feira da semana que vem, quando os dias voltam a ficar mais quentes. Ou menos frios, como é mais conveniente afirmar para a véspera do inverno.


Qualidade do ar - A última chuva registrada em Assis data de 13 de abril. Naquela ocasião foi verificada a chegada da primeira massa de ar polar desse outono, fazendo com que na madrugada do dia 14 a temperatura atingisse 10 graus. 

Em três semanas sem chuvas a qualidade do ar piorou drasticamente na cidade. Sem nuvens, o índice de radiação solar tem ultrapassado o fator 500, considerado extremamente preocupante. Só para se ter uma ideia, agora pela manhã, às 7 horas, logo após a alvorada, esse índice era 4. Uma hora depois, subiu para 112. E às 9 horas já era de 292, suficiente para provocar queimaduras na pele em casos de exposição permanente.

A umidade relativa do ar também tem atingido níveis preocupantes. Com a fase de manejo da terra para o plantio da safra de inverno e o início de registro de focos de incêndio decorrentes da vegetação seca o ar fica, além de carregado por elementos pesados, muito mais seco.

Dados da estação meteorológica mantida em Assis pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado mostram que desde o dia 26 de abril a umidade relativa do ar na cidade tem baixado, à tarde, para 41%. Esse índice é considerado preocupante, porém não crítico. Isso porque os dias têm começado com a umidade em torno de 97%, média mantida durante as noites e madrugadas.



Imagem: Climatempo
Imagem do satélite Goes-12 mostra o início da formação chuvosa
que chega a Assis no domingo, vinda da Amazônia


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :