segunda-feira, 18 de março de 2013

Temperatura despenca em Assis e região

18 Março 2013


Cláudio Messias*

Em 48 horas a região de Assis trocou a sensação térmica de verão, com temperaturas máximas acima dos 32 graus, pela certeza de proximidade do outono, estação que começa na próxima quinta-feira, 21. Dos 30 graus do último sábado os termômetros caíram para 14 graus no início da manhã desta segunda-feira. A garoa que cai desde o final da manhã de domingo favorece nessa mudança.

Desde sexta-feira passada Assis está no caminho da passagem de uma frente fria vinda do Sul, a segunda do ano. O cruzamento dessa massa de ar polar com a faixa de umidade que desce da Amazônia provoca chuva fina em todo o Estado de São Paulo, com influência, também, em Mato Grosso do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina. O litoral dos estados do Sul, que desde a semana passada está sob influência do fenômeno denominado pelos sulistas como Vento Sul, tem mar agitado e frio de inverno. É essa friagem que, expandida, chega ao interior paulista.

Apesar do céu cinza e da garoa intermitente, o sol pode aparecer nessa segunda-feira em Assis. Algumas aberturas podem ocorrer entre o meio do dia e o final da tarde. O acumulado de água pluviométrica, contudo, é baixo. Desde ontem não atingiu sequer 2 milímetros e, para cálculos agrícolas, sequer a medida mínima atingiu. No campo, contudo, o impacto é de chuva normal, uma vez que o solo, mantido úmido, dificulta na colheita das últimas áreas de soja e milho, além de exigir que o produto colhido tenha de passar, na comercialização, por processo de secagem artificial.

A previsão para o decorrer da semana é de clima característico de verão. A sensação térmica de inverno desaparece já nessa terça-feira, quando os termômetros voltam a marcar 30 graus em Assis. As madrugadas, contudo, continuam cada vez mais agradáveis, com as mínimas em torno de 18 graus. Voltará a chover a partir do primeiro dia do outono, quinta-feira, resultado dos deslocamentos de massas de ar polar vindas do Sul, cruzadas com a umidade que, vinda do Norte e do Centro-Oeste, ainda permanecerá por mais algumas semanas sobre o Médio Vale.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :