terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Toninho Scaramboni no Jogo das Estrelas do NBB


19 Fevereiro 2013

Foto: Arquivo pessoal
Toninho Scaramboni na animação de quadra da final do NBB de 2012


Cláudio Messias*

Meu amigo e eterno professor de radiojornalismo José Antônio Scaramboni, ou simplesmente Toninho Scaramboni, será o animador de quadra do Jogo das Estrelas, principal evento do basquete brasileiro desde a criação da liga Novo Basquete Brasil. O assisense embarca para Brasília no dia 28 de fevereiro. O evento acontece dias 1 e 2 de março, no Ginásio Nilson Nelson, no Complexo Esportivo Ayrton Senna, na capital federal. No primeiro dia, atrações como festival de enterradas e desafios de arremesso. No segundo, com transmissão pela Globo, às 10h00, o jogo NBB Brasil x NBB Mundo.

Toninho Scaramboni é radialista há quase 30 anos. Atualmente ele comanda o jornalístico “Giro da Manhã”, nas rádios Cultura AM/FM, das 7h00 às 8h00. Na Cultura FM, apresenta ainda o “Resgate 100,1”, programa caracterizado por tocar músicas dos anos 1960, 1970 e 1980. Como animador de quadra ele foi contratado quando dos jogos de basquete masculino do extinto Conti Assis, no Gema, no início dos anos 2000. Tornou-se um verdadeiro fenômeno local com a transferência dos jogos para o Jairão, animando jogos como o da inesquecível fase final do Torneio Novo Milênio, vencido por Assis, em 2004.

É o quarto ano consecutivo que Toninho Scaramboni faz a animação de quadra do Jogo das Estrelas. A contratação envolve a cúpula executiva do NBB e da Central Globo de Esportes. Assim, durante o evento, há divisão proporcional no comando da animação. Quando a transmissão, pela Rede Globo, não está no ar, o comando fica com Toninho Scaramboni. Quando está no ar, o apresentador Tiago Leifert assume as falas com o público que geralmente lota os ginásios por onde o Jogo das Estrelas passa.

Tive o privilégio de trabalhar com Toninho Scramboni em 1985, na Cultura. Na época, o artista Toninho comandava o programa Cultura Agenda, nos início de noite de sábados. Eu o sucedia, como DJ, fechando a programação das noites em que o som da Cultura 2 ecoava por toda a cidade. Depois, Toninho assumiu como editor de jornalismo na Cultura AM, setor onde eu era redator. Alguns anos depois eu assumiria como editor.

Com Toninho Scaramboni também protagonizei no antigo programa Rádio Criança, levado ao ar nas manhãs de domingo, na segunda metade da década de 1980. Ele, Tio Toninho; eu, Tio Claudinho. O auxiliava mediando o atendimento de ligações telefônicas de crianças que, hoje, têm mais de 35 anos de idade.

Formamos dupla, em trabalho, também, nas Tardes do Recadinho, evento que agitava as tardes de domingo em Assis e cidades da região. Terminou? Não. Nosso trabalho conjunto, com toda a equipe da Cultura 2 FM comandada por Eduardo de Camargo Neto, o Camarguinho, diretor cultural da emissora, envolvia atrações como a Gincana de Verão, Caça ao X e Rock Cidade.

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Veja mais em:

Nenhum comentário :