terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Por dentro da Rede Globo, através da estética - Primeiro dia

12 Fevereiro 2013


Cláudio Messias*

Amigos e parentes têm pedido que eu poste, aqui, o acervo de fotos que fiz e a que tive acesso durante o evento V Seminário Temático Globo/Intercom “Esportes na Era da Idade Mídia”, realizado no Rio de Janeiro em julho do ano passado. Foram quatro dias de estada na Cidade Maravilhosa, dois deles com atividades nas instalações da maior e mais hegemônica das emissoras de TV do país.

Os relatos sobre a impressão de jornalista/pesquisador/comunicólogo eu já registrei aqui neste Blog. Como disse no texto, já que estive no inferno, abracei o capeta. E vi que ele pode até não vir, um dia, a dominar o mundo. Mas que pode chegar perto disso, ah, isso ele pode. Coisa de quem faz bem feito aquilo que se propõe a fazer. A isso eu chamo de qualidade, quesito tão ou até mais importante do que a vontade.

As fotos foram divididas em dois grupos. No primeiro, os registros mostram o debate ocorrido na Central Globo de Jornalismo, onde o bicho pegou e extrapolamos todo o horário programado. Já o outro mostra nossa passagem pelo Projac, a chamada fábrica de sonhos da Globo, com o que pouco me identifiquei, afinal não ligo a TV para ver novela, nem séries, nem programas cujos conteúdos não estejam ligados a informações factuais. Nem por isso, contudo, não gostei do que vi.

É importante ressaltar que algumas fotos foram feitas por mim, outras pelo Globo Universidade, organizador, junto com a Intercom, do evento. Éramos trinta pesquisadores vinculados aos mais diversos grupos temáticos da Intercom e saídos de todas as regiões do país. Ficamos, todos, colegas, amigos, parceiros.

Primeiro dia - Central Globo de Jornalismo

















Primeiro dia - Estádio "Engenhão": Flamengo 0 x 3 Corinthians. A noite em que a Gaviões calou a Urubuzada.








Nenhum comentário :